Notícias
Núcleos de Inovação Tecnológica se unem em projeto para disseminação da cultura da inovação
Em uma iniciativa pioneira, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cinco instituições de ensino do país, formalizaram uma parceria para fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), o Instituto Federal Goiano (IFGoiano), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) se uniram para formar uma rede de colaboração em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.
A parceria entre os NITs tem como objetivo principal compartilhar conhecimento, experiências e recursos para impulsionar a pesquisa e a inovação nas áreas de atuação das instituições envolvidas. Com isso, espera-se que os pesquisadores e estudantes tenham acesso a uma maior variedade de tecnologias e possibilidades de pesquisa, além de terem mais oportunidades para participar de projetos em conjunto e de eventos científicos e tecnológicos.
Entre as ações que o arranjo Inovação Conectada promoverá, estão: realização de cursos assíncronos de conteúdos com foco em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo; cursos para a formação de agentes de inovação; capacitações com foco nos ambientes de inovação e empreendedorismo; divulgação de materiais informativos e das tecnologias protegidas pelas instituições que compõem o arranjo.
De acordo com o coordenador do projeto no IFMG, Bruno Pellizzaro, “a parceria será fundamental para ampliar a capacidade de inovação das instituições, gerando novas oportunidades de negócios e promovendo o desenvolvimento econômico e social do país". Além disso, segundo Bruno, a rede de colaboração também permitirá o estabelecimento de parcerias com empresas e outras instituições de pesquisa, facilitando a transferência de tecnologia e a criação de soluções inovadoras para a sociedade.
A parceria entre os NITs do IFNMG, IFMG, IFGoiano, IFSudeste e Cefet-MG já está em andamento e tem a expectativa de
gerar resultados significativos até fevereiro de 2024. A iniciativa faz parte de um projeto vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica que conta ainda com outros arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica de
instituições de ensino dos quatro cantos do Brasil.
O compartilhamento de experiências e recursos em prol da inovação é um dos pilares do arranjo. Bruno Pellizzaro
destaca que a parceria é uma oportunidade única para que as instituições possam compartilhar experiências e recursos em prol da inovação. “Estamos muito animados. Acreditamos que, juntos, podemos fazer muito mais
pela ciência e pela tecnologia no Brasil. Essa rede de colaboração será fundamental para impulsionar a pesquisa e a inovação em nossas áreas de atuação”, finaliza.
Para acompanhar todas as novidades do arranjo Inovação Conectada, fique de olho nas redes sociais dos cinco NITs que integram o projeto: IFNMG: @nit_ifnmg • IFMG: @nitifmg • IFGoiano: @ifgoiano • IFSudeste: @ifsudestemg • Cefet-MG: @cie.cefetmg.