Notícias
Arcos vive momento histórico com Aula Magna do primeiro curso de Direito gratuito da cidade
O auditório do IFMG campus Arcos esteve lotado na noite dessa segunda-feira (11) para a Aula Magna do primeiro curso de Direito gratuito da história do município. O evento oficializou o início das atividades da graduação, um marco para a educação da cidade e de toda a região.
Além dos calouros e familiares, a solenidade reuniu autoridades municipais e regionais. Entre os presentes, estiveram o atual prefeito, Dr. Wellington Roque; os ex-prefeitos Claudenir José de Melo (Baiano) e Denílson Teixeira. A Câmara de Arcos encerrou a sessão mais cedo para que os vereadores pudessem acompanhar o feito histórico. Destaque para as participações de Kátia Mateus (PL), presidente da Câmara; Alex Didier (Solidariedade); Carlos David (PL); Hernane Queijinho (Avante); Jaiane Soares (Republicanos); João Paulo Ferreira (PSD); José Agenor (Podemos); Leslie Mariana (Agir36) e Orlando Martins (Avante). A vereadora de Formiga, Joice Alvarenga (PT), também participou da cerimônia. Ainda marcaram presença a delegada de Polícia Civil, Dra. Hionara Pimentel, e o defensor público de Arcos, Dr. Ricardo Silva.
O diretor-geral do campus, Niltom Vieira, declarou oficialmente aberto o curso, destacando a importância da conquista para a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade.
“Este é um trabalho de muitas mãos. As coisas mais importantes da vida não têm preço, e a gratidão é uma delas. Deixo registrada a minha gratidão a todos que contribuíram para a implantação deste curso”, afirmou.
Para muitos estudantes, a noite foi a concretização de um sonho.
“Eu até comecei uma graduação de Direito em uma universidade particular, mas meu desejo sempre foi estudar em uma instituição federal. Quando soube da oferta em Arcos, me inscrevi, passei no vestibular e hoje estou realizando esse sonho”, contou Aline Lopes, de Pains.
“Sempre quis fazer Direito, mas não queria pesar financeiramente para meus pais. Este curso gratuito é uma oportunidade única e uma realização pessoal”, disse Cecília Bueno, de Arcos.
A solenidade contou com a presença do pró-reitor de Ensino do IFMG, Mário Alvarenga, que ressaltou o papel transformador da instituição:
“O IFMG transforma vidas e hoje se inicia uma grande conquista. Nosso desafio é formar para o futuro, com excelência no ensino, pesquisa e extensão”.
O juiz federal Carlos Teixeira destacou a relevância do momento para o município:
“Arcos é reconhecida como a terra do calcário, mas hoje começa a se firmar também como referência em educação”.
A presidente da OAB Arcos, Fabiana Guimarães, falou sobre o papel do profissional que os novos alunos almejam se tornar:
“O advogado é o elo entre a Justiça e a efetivação dos direitos, porque é por meio dele que a cidadania se concretiza.”
AULA MAGNA
A Aula Magna foi ministrada pelo deputado federal Reginaldo Lopes, que abordou o tema Direito Tributário. Coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária e relator da proposta, Lopes explicou que o texto foi construído a partir de 23 audiências públicas e mais de mil participantes. Segundo ele, a reforma possibilita a redução da carga tributária e a desoneração de itens básicos, promovendo progressividade e justiça social.
Sobre o novo curso de Direito de Arcos, Reginaldo Lopes destacou:
“Este é um curso que já começa com nota 5 no MEC, a nota máxima, por causa desta grande infraestrutura que recebemos da PUC e da Prefeitura Municipal”.
