Você está aqui: Página Inicial > Edital seleciona monitores para o programa Partiu IF 2026 no IFMG
conteúdo

Notícias

Edital seleciona monitores para o programa Partiu IF 2026 no IFMG

Processo seletivo oferece bolsas de até R$ 700 para atuação em projeto que promove igualdade de oportunidades educacionais a estudantes da rede pública.
publicado: 02/02/2026 14h51, última modificação: 02/02/2026 14h51

Estão abertas até 18 de fevereiro as inscrições para o Processo Seletivo FADEMA nº 03/2026, destinado à seleção de monitores para atuar no Programa Partiu IF 2026. No IFMG, são oferecidas 57 vagas, distribuídas entre os campi Arcos, Bambuí, Belo Horizonte, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

O valor da bolsa será de até R$ 700 mensais, proporcional à carga horária cumprida, com dedicação de até 10 horas semanais. O período máximo de execução do projeto é de até oito meses.

Clique Aqui | Edital - Monitores - Partiu IF - Processo Seletivo FADEMA nº 03/2026

Clique Aqui | Inscrições Monitores Partiu IF 2026

O Programa Partiu IF é uma iniciativa que busca ampliar o acesso de estudantes da rede pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O programa tem como foco o fortalecimento da formação básica de estudantes, por meio de aulas e atividades nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, alinhadas aos conteúdos do 9º ano do Ensino Fundamental e às expectativas de aprendizagem do Ensino Médio da Rede Federal. A proposta é contribuir para a adaptação dos estudantes ao Ensino Médio e promover oportunidades educacionais mais igualitárias.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados, a partir do segundo período, em cursos de Licenciatura, Bacharelado ou Tecnologias da Rede Federal, bem como alunos dos cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, Técnicos Integrados e do Ensino Médio, desde que possuam compatibilidade de horário para atuação presencial no projeto.

Como concorrer?

Para concorrer às vagas, os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos presenciais da Rede Federal, apresentar desempenho acadêmico compatível com as atividades de monitoria, comprovado pelo Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), e ter disponibilidade de até 10 horas semanais para dedicação presencial ao projeto.

Também é necessário não estar cumprindo medida socioeducativa prevista no Regimento Disciplinar Discente e, preferencialmente, estar em situação comprovada de vulnerabilidade social. Não é permitida a acumulação da bolsa com outros tipos de bolsas institucionais ou estágios remunerados, exceto com auxílios estudantis, PIBID ou UAB.

Os monitores selecionados atuarão junto aos professores e aos estudantes participantes do programa, desenvolvendo atividades de apoio pedagógico. A atuação será na condição de bolsista, com pagamento operacionalizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Lavras (FADEMA), conforme o Plano de Trabalho do projeto.

O resultado final está previsto para 10 de março e deverá ser consultado no site da Fadema (clique aqui).