Notícias
Ações afirmativas e Educação Antirracista em pauta: discentes participam de congresso científico representando o IFMG
Na última sexta-feira, 26 de setembro, pesquisadoras do projeto “Políticas de ações afirmativas na educação profissional, científica e tecnológica do IFMG-Betim: reflexões para uma educação antirracista” apresentaram artigo no Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, que aconteceu na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).
O trabalho, intitulado “Ações Afirmativas e Educação Antirracista no contexto da Educação Básica Técnica e Tecnológica: análise dos currículos do IFMG-Betim”, foi desenvolvido pelas discentes Evelyn Kristini e Clarice dos Anjos, ambas do 3º ano do curso de Química, e Karolyne Vitória, do 2º ano do curso de Automação Industrial, sob orientação da professora de Sociologia Ana Carolina.
A pesquisa analisa os currículos dos cursos técnicos do campus, sob a lente das legislações da Educação para Relações étnico-raciais e reflete sobre como as políticas de ações afirmativas e a educação antirracista podem se materializar no âmbito da formação profissional, científica e tecnológica.
Segundo a coordenadora do projeto, Ana Carolina, “essa participação representa a consolidação de uma prática pedagógica comprometida com a produção de conhecimento crítico, antirracista e antissexista. As estudantes estão tendo oportunidade de vivenciar uma educação científica que ensina a questionar as desigualdades históricas.”. A professora acrescenta que, agora, o projeto segue até novembro e discutirá a percepção discente e docente sobre as ações afirmativas e educação antirracista e antissexista no campus.
