Notícias
Estudantes do IFMG Campus Betim participam do 25º MiniONU
Entre os dias 12 e 15 de outubro, um grupo de quatro estudantes dos Cursos Técnicos Integrados, sob orientação pelos Professores Alex Lara Martins e Geraldo Magela Matos, participou do 25º MiniONU, a maior simulação colegial das Nações Unidas da América Latina, organizada pelo Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas - Coração Eucarístico.
Em diferentes delegações e comitês, os discentes puderam conhecer estudantes de diferentes partes do Brasil, e ter a experiência de serem diplomatas de importantes países do globo. Na noite de sábado, dia 12 de outubro, o grupo participou de palestra ministrada pelo diplomata e ex-aluno do curso de Relações Internacionais da PUC Minas, Gabriel Pimenta. Nos demais dias, puderam integrar distintos comitês, com problemáticas a serem discutidas e resolvidas em conjunto, por meio da elaboração de um documento de resolução com o qual todos os países concordassem.
Participaram: Davi Kennedy Oliveira e Rafaelly Ruby Clemente Matos, estudantes do curso técnico em Automação, da "Cúpula de Chagos (2026)", com a problemática "A tutela de Chagos e os efeitos na autodeterminação de povos não representados", delegando pela República Popular da China. Max Ramos de Souza, estudante do curso técnico em Química, da "FIFA (2015)", no "6º Simpósio da FIFA sobre o Futebol Feminino", delegando pela República da Costa Rica. Pablo Patrick Silva Oliveira, estudante do curso técnico em Automação, da "Cúpula do Futuro (2024)", com a problemática "Rompendo desafios para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da participação jovem", delegando pela República Italiana.
Como todo Modelo das Nações Unidas (MUN), na simulação os estudantes têm que representar fielmente os países delegados por eles, seus interesses e política diplomática, tanto por isso sendo exigido um aprofundado estudo, antes e durante o evento. Por meio de dossiês e pela produção de documentos de trabalho, as delegações votam distintas moções e podem proferir distintos discursos, moderados ou não-moderados, a fim de resolverem os problemas detalhados nas agendas de cada comitê, seguindo os protocolos da ONU.
A formação e a inscrição do grupo foram feitas pelo Professor Geraldo Magela Matos, de Geografia, que também coordena o projeto de ensino "Mini MUN 2024", que acontecerá no Campus ao final deste ano letivo. O acompanhamento, bem como a produção de documentos, foram orientados pelo Professor Alex Lara Martins, de Filosofia, que declarou: "Sinto-me plenamente satisfeito pelos estudantes, mesmo porque, por ser uma primeira participação do Campus, os estudantes foram excelentes e superaram as expectativas. Elegantes na vestimenta e no diálogo diplomático, conseguiram construir, em seus comitês, documentos de resolução muito propositivos."
O estudante Pablo, que é um dos bolsistas do projeto de ensino que pretende simular um Modelo das Nações Unidas no Campus Betim, declarou: "Depois de participar do MiniONU da PUC, estou mais preparado para construir e conduzir o trabalho, com toda a equipe do (Projeto) Mini-MUN, de simular as Nações Unidas no Campus." Max, caloura do Curso Técnico Integrado em Química, declarou: "Foi uma experiência gratificante. Não é qualquer evento que contribua tanto à formação. Como uma estudante do 1ºano, me sinto honrada pelo IF oferecer esta oportunidade, a mim, tão jovem, que levarei para o resto da minha vida." Fã de assuntos internacionais e geopolítica, Davi Kennedy Oliveira declarou: "Não há nada que ensine mais do que a prática, ainda que simulada. Sem sombra de dúvidas, aprendi muito do início ao fim do MiniONU da PUC Minas. Além de saberes relacionados à diplomacia, à história e contexto geopolítico dos países, o fato de simular a minha posição enquanto diplomata, tendo que lidar com os interesses da minha delegação, e tentar dialogá-los com os de outros países, a fim de promover o consenso, é o que foi mais difícil, talvez estressante, mas, no fim, o mais legal. Sem dúvidas, muito ganha toda a comunidade acadêmica do Campus Betim se com um projeto tão grandioso e competente quanto."