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IFMG tem nova ouvidora adjunta
"A Ouvidoria é um espaço importante de participação do público interno e externo do serviço público, que é dirigido à coletividade. As palavras são da nova ouvidora adjunta do IFMG, Marina Contarine. A servidora tem acompanhado os fluxos e realizado os cursos de Certificação em Ouvidoria, concedida pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “São características desse espaço a escuta ativa, o diálogo, o respeito e a empatia com o público e as demandas recebidas. Por meio das manifestações, o Instituto tem a oportunidade de repensar e aprimorar as políticas e práticas institucionais", completou.
Câmaras de conciliação
Desde outubro de 2020, os membros da comunidade acadêmica do IFMG envolvidos em situações de desentendimento podem requerer a atuação de uma equipe imparcial e capacitada em mediações. Criadas pela Portaria 959/2020, as Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos são mais um espaço dentro da Ouvidoria Geral do Instituto destinado à resolução de situações funcionais de desentendimentos. O objetivo é favorecer e estimular o diálogo entre as partes envolvidas em conflitos que extrapolem as possibilidades internas de solução e que não envolvam infrações disciplinares.
São quatro câmaras, correspondentes a cada uma das regiões do IFMG
Região 1: Reitoria, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Betim e Sabará
Região 2: Governador Valadares, São João Evangelista e Ipatinga
Região 3: Bambuí, Arcos, Formiga e Piumhi
Região 4: Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Ponte Nova, Itabirito e Conselheiro Lafaiete
Cada uma das câmaras é composta por três servidores, nomeados pelo reitor, e que atuam como mediadores.
Como acionar a Ouvidoria?
As manifestações devem ser registradas na Plataforma Fala.BR e classificadas nos seguintes tipos:
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Denúncias - Ato ilícito ou irregularidade praticada pela Instituição ou seus servidores, que esteja em desacordo com a legislação;
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Elogios - Demonstração de satisfação ou reconhecimento sobre um serviço público ou atendimento;
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Reclamações - Demonstração de insatisfação com um serviço público ou conduta de servidor na prestação desse serviço;
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Solicitações - Pedido para adoção de providências quanto a um atendimento ou serviço;
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Sugestões - Apresentação de ideia ou proposta de melhoria de políticas ou de serviço prestado;
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Simplifique - Apresentação de ideias para desburocratizar o serviço público.
A Plataforma ainda acolhe os pedidos de acesso à informação. Amparados pela Lei da Transparência, os pedidos de informação são respondidos pelos servidores do Setor de Gestão Documental. Após o retorno das atividades presenciais (ainda sem previsão), se solicitados, os atendimentos presenciais voltarão a ocorrer, tanto na Reitoria quanto nos campi.
André Resende, ouvidor geral do IFMG, explica que documentar e divulgar as atividades realizadas também são ações importantes. “Ao final de cada semestre são publicados relatórios com os tipos de manifestações recebidas, visando à transparência e efetividade da atuação da Ouvidoria junto à Instituição e comunidade".
Ouvidorias Locais
Campus |
Ouvidor |
Contato |
Bambuí |
Gilberto Adriano Guimarães |
ouvidoria.bambui@ifmg.edu.br |
Betim |
Vivian Kelly Andaki Nunes |
ouvidoria.betim@ifmg.edu.br |
Congonhas |
Mariana Condé Reis |
ouvidoria.congonhas@ifmg.edu.br |
Conselheiro Lafaiete |
Fabiana de Sousa Cunha Machado |
fabiana.sousa@ifmg.edu.br |
Formiga |
Izabele Figueiredo Mascarenhas |
ouvidoria.formiga@ifmg.edu.br |
Governador Valadares |
Mirian Pascoal da Silva |
ouvidoria.gv@ifmg.edu.br |
Ibirité |
Mônica Lana da Paz |
ouvidoria.ibirite@ifmg.edu.br |
Itabirito |
Cleverson Faria de Oliveira |
ouvidoria.itabirito@ifmg.edu.br |
Ouro Branco |
Patrícia Dias de Castro |
ouvidoria.ourobranco@ifmg.edu.br |
Ouro Preto |
Líria Lara Soares |
ouvidoria.ouropreto@ifmg.edu.br |
Piumhí |
Luis Roberto Marcelino |
ouvidoria.piumhi@ifmg.edu.br |
Ponte Nova |
Ana Karina Guimarães Reis |
ouvidoria.pontenova@ifmg.edu.br |
Ribeirão das Neves |
Elmo Batista Júnior |
ouvidoria.neves@ifmg.edu.br |
Sabará |
Flavio Roberto Nicolau de Mendonça |
flavio.mendonca@ifmg.edu.br |
Santa Luzia |
Renata Maria da Costa Rocha |
ouvidoria.santaluzia@ifmg.edu.br |
São João Evangelista |
Alceste Metzker dos Santos Glória |
ouvidoria.sje@ifmg.edu.br |
Apesar de ainda não contarem com uma ouvidoria local, os registros de manifestações referentes aos campi Arcos e Ipatinga são feito também via Fala.BR e o atendimento, realizado pela Ouvidoria Geral.