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No IFMG, Programa Autonomia e Renda Petrobras garante acolhimento a filhos de estudantes com Espaços de Recreação Infantil

No mês em que se celebra o Dia das Crianças, parceiros destacam os espaços como uma de suas ações mais importantes para garantir a permanência e o sucesso dos alunos
publicado: 13/10/2025 19h19, última modificação: 13/10/2025 19h19

No mês em que se celebra o Dia das Crianças, o Programa Autonomia e Renda Petrobras destaca uma de suas ações mais importantes para garantir a permanência e o sucesso dos estudantes: a criação dos Espaços de Recreação Infantil. Nos diversos Institutos Federais participantes, os ambientes são pensados para assegurar que mães e pais possam se dedicar às aulas com tranquilidade, enquanto seus filhos participam de atividades lúdicas, educativas e de socialização em um ambiente seguro e
acolhedor.

O espaço é voltado ao atendimento de crianças de 4 a 11 anos de idade dependentes dos estudantes matriculados em cursos promovidos pelo Programa. Mais do que uma solução prática, trata-se de uma iniciativa que fortalece a permanência estudantil, amplia oportunidades e garante que o direito à educação caminhe junto com o direito à infância.

O atendimento nos Espaços de Recreação Infantil só ocorre durante o período em que o responsável está em aula, garantindo que o local funcione como apoio direto à permanência estudantil.

Esse apoio seguro foi um diferencial para que os alunos, especialmente as mães, conseguissem concluir sua formação. No Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Betim, a estudante do curso Técnico em Mecânica, Gleisiane Ferreira Oliveira (41 anos), mãe de Benício (4 anos), destaca que o Espaço Infantil foi essencial para sua permanência. "Antes do espaço ‘kids’ acontecer, eu precisava me organizar muito para conseguir participar das aulas e ao mesmo tempo cuidar do meu filho. Agora, com esse espaço organizado e preparado, tudo ficou muito mais fácil. Posso participar do
curso e ainda contar com uma sala com monitora e brinquedos; é um gesto de acolhimento que faz toda a diferença. Hoje posso levar meu filho comigo, ele se diverte e eu estudo tranquila. Sou muito grata por essa oportunidade no Programa Autonomia e Renda da Petrobras, em parceria com o IFMG Betim", ressalta.

Helen Cristina do Carmo, que atua como apoio pedagógico do Programa, também enfatizou a importância desse tipo de ação inclusiva. “Quando um processo formativo se preocupa em ofertar um espaço infantil para que as mães possam estudar, a mensagem transmitida é clara: você é bem-vinda,
você não incomoda — ao contrário, reconhecemos sua trajetória e valorizamos você integralmente. Ao ampliar seu olhar para além do desempenho acadêmico, a instituição reafirma seu compromisso com a
formação integral e com a garantia do direito à educação.”


Sobre os Espaços de Recreação Infantil
Atualmente, estão vigentes 11 Espaços de Recreação Infantil distribuídos em diferentes campi dos Institutos Federais. Cada espaço conta com a presença de monitores bolsistas com formação pedagógica e acompanhamento de equipes multiprofissionais. Os ambientes são idealizados para dar acolhimento, conforto e entretenimento às crianças, por isso, foram adquiridos materiais de apoio, como brinquedos, livros e mobiliários especiais.


No IFMG, a bolsista Dayane Fonseca Souza de Carvalho é a responsável por acompanhar as crianças. “Cada momento da rotina tem um propósito: as dinâmicas de integração fortalecem os vínculos e o sentimento de pertencimento; a contação de histórias desperta a imaginação e o gosto pela leitura; as oficinas lúdicas estimulam a criatividade e a coordenação motora; e os jogos cooperativos ajudam na socialização, no trabalho em equipe e no respeito às diferenças. No encerramento peço sempre o feedback das crianças sobre o que mais gostaram no espaço e elas citam que gostam das brincadeiras, da história, do espaço, da monitora... de tudo!.”

Para a aluna do curso Técnico em Mecânica, Camila Cristina Silva Gomes (32 anos), mãe de Yuri (11 anos), Rodrigo (7 anos) e Brunno (5 anos), o Espaço Infantil foi fundamental: “Me ajudou muito, porque diversas vezes tinha que perder parte das aulas, pois tinha que aguardar meu esposo chegar do trabalho, às vezes os horários não conciliavam e eu acabava atrasando e perdendo parte da aula.

Agora, sempre que tem esses imprevistos, posso levar os meninos”.
A ação é fruto da parceria entre Petrobras, Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul) e Institutos Federais,ne reflete o compromisso conjunto de garantir não apenas formação profissional, mas também apoio às famílias que participam do Programa.

Para novidades sobre o programa, como abertura de vagas na sua região e informações sobre as carreiras ofertadas, acesse o site: www.autonomiaerenda.com.br