Notícias
Psicóloga do Campus Betim participa de Encontro Nacional da Rede Federal
Entre os dias 2 e 5 de dezembro, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Leste, sediou o VI Encontro Nacional de Psicólogos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com o tema “A pluralidade da Psicologia na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: diferenças que nos fortalecem”, o evento reuniu psicólogas e psicólogos das cinco regiões do país.
O encontro contou com a participação de profissionais que atuam em diferentes frentes da Psicologia, como assistência estudantil, área pedagógica, gestão de pessoas e saúde do trabalhador. O espaço possibilitou a troca de saberes, experiências e estratégias de atuação no contexto da educação pública federal.
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) esteve representado pelo Núcleo de Psicologia (Nupsi), com a participação das psicólogas Rosalva Martins (Campus Betim), Nádia Muffato (Campus Bambuí), Listhiane Ribeiro (Campus Ribeirão das Neves), Gisele Baeta Neves (Campus Ouro Preto), Marcelle Barros (Campus Ibirité), Patrícia Castro (Campus Ouro Branco) e Viviane Gonçalves (Campus Formiga).
Durante o evento, as profissionais apresentaram trabalhos que abordaram temas como Comunicação Não Violenta, Primeiros Cuidados Psicológicos, Altas Habilidades/Superdotação, Gestão de Equipes, Programa Partiu IF e Preparação para a Aposentadoria, compartilhando experiências desenvolvidas no âmbito institucional.
A psicóloga Rosalva Martins, do Campus Betim, apresentou o trabalho intitulado “Engendrando análises sobre a constituição do estudante com altas habilidades/superdotação nas dinâmicas escolar e familiar sob os constructos eliasianos e freudianos”. O estudo analisa as vivências de estudantes com altas habilidades/superdotação nas dinâmicas escolar e familiar, à luz dos referenciais teóricos de Norbert Elias e Sigmund Freud.
Os encontros nacionais de psicólogas e psicólogos dos Institutos e Universidades Federais têm como objetivo promover a troca de saberes e práticas profissionais, fortalecendo a atuação da Psicologia na educação pública. O evento contribui para o desenvolvimento profissional, ao possibilitar a discussão de temas atuais e relevantes, além de fomentar reflexões sobre as práticas e a busca por estratégias qualificadas de intervenção nos diferentes contextos de atuação. Trata-se de um espaço fundamental para o fortalecimento da Psicologia na Rede Federal e para a melhoria da qualidade da educação e do atendimento aos estudantes, destaca Rosalva Martins, psicóloga do Campus Betim.
A programação foi diversificada, incluindo mesas-redondas, conferências, oficinas, comunicações orais, atividades culturais e momentos de construção coletiva de propostas e diretrizes voltadas ao fortalecimento da Psicologia na Rede Federal.
Entre os destaques desta edição estiveram a experiência de Imersão Amazônica, realizada no primeiro dia da programação oficial; a homenagem às servidoras Layse Costa Pinheiro, psicóloga, e Alanna de Souza Pedrotti Matos, pedagoga, assassinadas em seus locais de trabalho no Cefet-RJ, em 28 de novembro de 2025; e a elaboração da Carta Coletiva de Manaus 2025, documento que reafirma os posicionamentos debatidos ao longo do encontro.
Outro resultado relevante para o IFMG foi a escolha da instituição, por votação unânime, para sediar a 7ª edição do Encontro Nacional de Psicólogos da Rede Federal, prevista para 2027, com indicação do Campus Ouro Preto como sede.
