Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Robótica: equipes conquistam medalha em etapa estadual

Robótica: equipes conquistam medalha em etapa estadual

publicado: 17/09/2024 15h02, última modificação: 19/09/2024 15h37
Exibir carrossel de imagens Equipe Vectra - Prata

Equipe Vectra - Prata

No último sábado (14/09), equipes do Campus Betim conquistaram medalhas na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Araxá-MG.

A equipe Vectra, composta por Bruna Ribeiro, Thamyris Araújo e Rafaelle Ruby, estudantes do técnico em automação industrial, e Aysla Souza, do técnico em mecânica, alcançou o segundo lugar geral, com medalha de prata, e classificou-se para a etapa nacional, prevista para acontecer em novembro, em Goiânia.

As alunas Thamyris e Ruby explicaram que a preparação para a competição começou no ano passado, quando disputaram a OBR pela primeira vez. “Estávamos muito motivadas e nos dedicamos muito. A gente já esperava um bom resultado, mas o segundo lugar e a classificação para a nacional foi algo surpreendente!”, comentaram. De acordo com Bruna, a etapa estadual foi bastante difícil, com cerca de 50 equipes do estado competindo. “Em comparação ao ano passado, as regras foram mais rígidas, com pistas mais longas e equipes em alto nível competindo”, comentou. Já Rafaelle Ruby destacou que pela primeira vez o IFMG se classifica para a etapa nacional e essa equipe é composta por meninas.

Já a equipe Decepticons, composta por Juan Pablo, Sabrina Dias, Isabel Evelyn e Pedro Henrique (3° Aut T1), conquistou a medalha de bronze. A aluna Isabel reforçou o enorme trabalho envolvido na competição desde o ano passado, com vários testes de configuração e modelos de robôs. “Estávamos nervosos, pois na primeira rodada não tivemos um bom resultado. Mas conseguimos realizar ajustes e nos recuperar a ponto de conquistar a medalha de bronze, estamos muito felizes”.

Na etapa estadual a delegação do Campus Betim foi composta por quatro equipes, sendo coordenadas pela professora Michelle Mendes. A professora Michelle destacou o esforço e dedicação de todas as equipes, que superaram adversários mais experientes. "É a primeira vez que classificamos uma equipe para a etapa nacional da OBR, e a primeira vez que conquistamos duas posições em um pódio estadual”, comentou. A professora destacou que cada equipe foi responsável pela própria estratégia para superar os desafios na competição. “Meu papel foi de abordar os prós e contras de cada decisão, mas os estudantes têm a decisão final durante a competição”.