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Estudantes e professor do IFMG – Campus Congonhas publicam artigo sobre uso da impressão 3D no ensino de Engenharia e Mecânica
O Ambiente de Inovação e Maker do IFMG – Campus Congonhas comemora mais um resultado de relevância acadêmica: a publicação de um artigo científico na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE), periódico vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O estudo foi desenvolvido pelos estudantes Victor Rasquinho Ho Te Chang (Engenharia de Produção) e Dominycke Guasti de Melo (Engenharia Mecânica) durante seus projetos de Iniciação Científica, sob orientação do professor Dr. Sinval Pedroso da Silva.
Com o título “Manufatura aditiva e o ambiente maker: sinergia para transformar o ensino de desenho técnico e modelagem 3D”, o trabalho apresenta uma metodologia inovadora para o ensino de disciplinas como Desenho Técnico, Modelagem 3D e Processos de Fabricação.
A proposta integra conceitos da cultura maker - que estimula o aprendizado “mão na massa” - com tecnologias de manufatura aditiva (impressão 3D) para criar modelos tridimensionais de peças usadas na área industrial. Esses modelos impressos foram aplicados como recursos didáticos em aulas práticas e teóricas, favorecendo a visualização e a compreensão de geometrias complexas e aplicações técnicas.
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O processo incluiu configurações precisas de impressão, escolha de materiais adequados (filamento PLA biodegradável) e calibração detalhada para garantir qualidade e resistência das peças.
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O projeto explorou também soluções para desafios práticos da impressão 3D, como controle de temperatura, aderência à mesa e influência de condições ambientais no laboratório.
Segundo o estudo, o uso das peças impressas em 3D:
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Favoreceu o entendimento prático de conceitos complexos de usinagem e desenho técnico;
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Desenvolveu a visão espacial e a capacidade de interpretação de desenhos pelos estudantes;
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Estimulou o engajamento e a criatividade, aproximando a teoria da prática industrial;
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Serviu como exemplo de integração entre ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de profissionais alinhados às demandas da Indústria 4.0.
Além do uso interno, o projeto abre possibilidades para aplicação da tecnologia em ações de extensão, compartilhando conhecimento com escolas e comunidades da região.
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DOI: https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i3.48046
