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Estudantes e professor do IFMG – Campus Congonhas publicam artigo sobre uso da impressão 3D no ensino de Engenharia e Mecânica

publicado: 14/08/2025 10h24, última modificação: 14/08/2025 11h57

O Ambiente de Inovação e Maker do IFMG – Campus Congonhas comemora mais um resultado de relevância acadêmica: a publicação de um artigo científico na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE), periódico vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O estudo foi desenvolvido pelos estudantes Victor Rasquinho Ho Te Chang (Engenharia de Produção) e Dominycke Guasti de Melo (Engenharia Mecânica) durante seus projetos de Iniciação Científica, sob orientação do professor Dr. Sinval Pedroso da Silva.

Com o título “Manufatura aditiva e o ambiente maker: sinergia para transformar o ensino de desenho técnico e modelagem 3D”, o trabalho apresenta uma metodologia inovadora para o ensino de disciplinas como Desenho TécnicoModelagem 3D e Processos de Fabricação.

A proposta integra conceitos da cultura maker - que estimula o aprendizado “mão na massa” - com tecnologias de manufatura aditiva (impressão 3D) para criar modelos tridimensionais de peças usadas na área industrial. Esses modelos impressos foram aplicados como recursos didáticos em aulas práticas e teóricas, favorecendo a visualização e a compreensão de geometrias complexas e aplicações técnicas.

  • O processo incluiu configurações precisas de impressão, escolha de materiais adequados (filamento PLA biodegradável) e calibração detalhada para garantir qualidade e resistência das peças.

  • O projeto explorou também soluções para desafios práticos da impressão 3D, como controle de temperatura, aderência à mesa e influência de condições ambientais no laboratório.

Segundo o estudo, o uso das peças impressas em 3D:

  • Favoreceu o entendimento prático de conceitos complexos de usinagem e desenho técnico;

  • Desenvolveu a visão espacial e a capacidade de interpretação de desenhos pelos estudantes;

  • Estimulou o engajamento e a criatividade, aproximando a teoria da prática industrial;

  • Serviu como exemplo de integração entre ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de profissionais alinhados às demandas da Indústria 4.0.

Além do uso interno, o projeto abre possibilidades para aplicação da tecnologia em ações de extensão, compartilhando conhecimento com escolas e comunidades da região.

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DOI: https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i3.48046

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