Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Renovação de matrícula, sugestão e ajuste de disciplinas para 2024/2

Renovação de matrícula, sugestão e ajuste de disciplinas para 2024/2

publicado: 18/09/2024 09h48, última modificação: 18/09/2024 09h48

No período entre os dias 16 e 18 de setembro de 2024, os estudantes veteranos dos cursos Superiores, Subsequentes e Concomitantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Congonhas têm um importante compromisso: a renovação e solicitação de matrícula nas disciplinas do próximo período letivo 2024.2. Essa é uma etapa fundamental para garantir uma organização adequada das turmas e possibilitar aos estudantes a construção de seus horários de forma satisfatória.

Para efetuar a renovação de matrícula e sugerir as disciplinas que desejam cursar, os alunos devem acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) por meio do endereço eletrônico: https://suap.ifmg.edu.br.

O acesso ao sistema requer o uso do número de matrícula (RA) e da senha pessoal do aluno. Caso algum estudante encontre dificuldades para acessar o SUAP, é importante entrar em contato com o setor responsável por meio do e-mail: ti.congonhas@ifmg.edu.br.

É fundamental fornecer detalhes sobre o problema enfrentado e, se possível, anexar uma captura de tela ou encaminhar a mensagem de erro para facilitar a análise e agilizar a solução. Dificuldades ou dúvidas na renovação ou na escolha das disciplinas, entrar em contato com o setor responsável por meio do e-mail secretaria.congonhas@ifmg.edu.br.

É importante ressaltar que os alunos que possuem pendências junto à biblioteca do IFMG Campus Congonhas devem regularizar sua situação antes de proceder com a renovação da matrícula. O sistema de matrícula pode bloquear o acesso caso existam pendências em seu nome. Portanto, é fundamental resolver quaisquer questões pendentes com a biblioteca para garantir uma renovação tranquila.

Após a análise do sistema, as matrículas em disciplinas deferidas serão disponibilizadas no SUAP para consulta no dia 19 de setembro. Caso algum aluno necessite fazer ajustes em suas disciplinas, poderá acessar novamente o SUAP durante os dias 20 a 22 de setembro para efetuar as devidas alterações.

O resultado do ajuste estará disponível no SUAP no dia 23 de setembro. Estudantes que tenham interesse em efetuar o trancamento do período devem proceder à renovação de matrícula normalmente, mas não é necessário realizar a sugestão de disciplinas. Para solicitar o trancamento, os alunos devem utilizar o sistema de protocolos, acessível em: https://protocolos.cng.ifmg.edu.br/. Lá, poderão registrar sua solicitação de trancamento.

A renovação e solicitação de matrícula são etapas cruciais para os estudantes do IFMG Campus Congonhas, pois garantem que possam cursar as disciplinas desejadas e tenham a oportunidade de ajustar suas grades horárias.

É fundamental seguir os prazos estabelecidos e resolver possíveis pendências para evitar contratempos e registro de abandono do curso. Com a colaboração de todos os alunos, a instituição poderá realizar um planejamento acadêmico eficiente, proporcionando um ambiente acadêmico enriquecedor para o próximo período letivo.

Orientações para a Renovação de Matrícula

registrado em: