Notícias
Palestra aborda possibilidades da adaptação curricular para a inclusão
O setor de Políticas Inclusivas da Diretoria de Assuntos Estudantis promove, na próxima segunda, dia 26 de junho, às 14h, mais uma palestra relacionada a ações de inclusão na Rede Federal de Educação. Com o tema "Desafios e possibilidades da adaptação curricular na educação profissional técnica de nível médio integrado no Campus Ibirubá", a atividade traz um estudo de caso e será transmitida ao vivo no IFMG no YouTube (IFMG Play).
A palestra será ministrada pela pedagoga Andréia Teixeira (à esquerda), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá, especialista em Supervisão e Gestão Escolar; e pela tradutora intérprete de Libras Sabrine de Oliveira (à direita), integrante do Núcleo de Atenção à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do mesmo campus; especialista em Tradução, Interpretação e Docência de Libras. As profissionais apresentam os desafios e possibilidades da adaptação curricular na educação profissional técnica de nível médio integrado no campus em que atuam.
De acordo com as palestrantes, a escolha de uma profissão traz consigo expectativas e, nessa perspectiva, a responsabilidade da instituição de ensino profissional e tecnológico é acolher e incluir a todos, garantindo não somente o acesso, mas a permanência e o êxito dos estudantes. Para isso, Andréia e Sabrine prezam pela qualidade do processo pedagógico que envolve todas as ações vinculadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), o que requer o engajamento de toda a comunidade escolar, especialmente o comprometimento dos docentes. No entanto, argumentam, a formação acadêmica não é suficiente para preparação dos professores para a heterogeneidade da sala de aula.
Nesta abordagem, o objetivo é tratar a complexidade da adaptação curricular, a apreensão dos professores ao saber que terão um estudante com necessidades educacionais específicas e as estratégias que estão sendo construídas no Campus Ibirubá através do trabalho realizado pelo Napne.