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Processo Seletivo 2021.1 - Orientações para matrículas
As matrículas da primeira chamada foram realizadas de 25/02/2021 até 08/03/2021 para os cursos técnicos integrados.
AS MATRÍCULAS DA 1ª CHAMADA DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES FORAM PRORROGADAS ATÉ DIA 11/03/21 EM VIRTUDE DA RETIFICAÇÃO DO RESULTADO PUBLICADO NO SITE DA FUNDEP.
Excepcionalmente neste período da Pandemia do COVID-19, as matrículas referentes ao Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrado e Subsequente serão realizadas de forma on-line. A matrícula será composta de dois momentos:
- Momento 1: preenchimento de formulário eletrônico
- Momento 2: envio de documentação digitalizada por e-mail
Momento 1
O candidato deverá acessar o formulário eletrônico disponível aqui. Recomendamos que o preenchimento seja feito pelo computador.
Momento 2
Nesta etapa, o candidato deverá encaminhar a documentação completa e legível, em formato .pdf, digitalizada para matricula.conselheirolafaiete@ifmg.edu.br. No campo Assunto, informar modalidade de vaga (A0, L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14, v3985) + nome completo do candidato. Exemplo: Ao Fulano de Tal.
Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
I - Para todos os candidatos:
a) Uma foto recente 3x4.
b) CPF próprio.
c) Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte (original e fotocópia legível). Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação).
Obs: Para alunos menores de idade, é obrigatória a apresentação de documento de identificação do RESPONSÁVEL (Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte (original e fotocópia legível)).
d) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.
e) Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental para os Cursos Técnicos Integrados; Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio para Cursos de Graduação, conforme o caso.
Importante: dar preferência ao histórico escolar. Caso não o tenha, apresentar a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência. Para os candidatos selecionados por reserva de vagas, na declaração também deve constar que o candidato cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Na declaração, deverão constar as notas de Português e Matemática:
1) dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental para alunos ingressantes nos Cursos Técnicos Integrados;
2) dos 1º e 2º anos do Ensino Médio para alunos ingressantes nos Cursos Técnicos Subsequentes.
Caso o candidato apresente declaração na qual não constem as informações solicitadas, este deverá substituí-la por outra, contendo as informações solicitadas, em até 5 (cinco) dias úteis após sua matrícula, sob pena de cancelamento dessa.
II - Para candidatos aprovados via Reserva de Vagas
Além dos documentos citados (a, b, c, d, e), os candidatos aprovados via Reserva de Vagas deverão encaminhar a documentação comprobatória a esse direito.
III - Links para documentação solicitada na matrícula
Modelos para declarações de renda para cotista de renda
Algumas informações importantes:
- As matrículas da primeira chamada foram realizadas de 25/02/2021 até 08/03/2021 para os cursos técnicos integrados.
- AS MATRÍCULAS DA 1ª CHAMADA DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES FORAM PRORROGADAS ATÉ DIA 11/03/21 EM VIRTUDE DA RETIFICAÇÃO DO RESULTADO PUBLICADO NO SITE DA FUNDEP. Neste caso, não serão aceitos documentos enviados após 11/03/21.
- Os candidatos deverão manter os originais dos documentos guardados e apresentá-los ao campus quando requisitados.
- Os candidatos devem atentar para a veracidade dos documentos conforme previsto no edital do processo seletivo.
- Os candidatos cotistas de renda (L1, L2 e L10) devem ter ESPECIAL atenção à entrega dos diversos documentos de comprovação de renda, principalmente, extratos bancários (setembro, outubro e novembro) que DEVEM estar presentes no ato da matrícula. Alguns bancos pedem um prazo para emitir esses extratos. Solicitem tais documentos COM ANTECEDÊNCIA!
- Perderá o direito à vaga o candidato que deixar de apresentar, no prazo fixado para matrícula, quaisquer documentos de matrícula.
- Poderão, a cargo da área de Registro Acadêmico ou Serviço Social do Campus Conselheiro Lafaiete, serem solicitadas documentação complementar e/ou consultas públicas (no caso de dúvidas ou discrepâncias na documentação apresentada), esclarecimentos ou reenvio de documentos que estejam ilegíveis.
- A confirmação da matrícula será informada por e-mail até três dias após o término do período das matrículas.
- Previsão de datas para novas chamadas: a partir de 15 de março de 2021.
- Para dúvidas e outras informações, entrar em contato com a Comissão de Matrículas do campus também pelo e-mail matricula.conselheirolafaiete@ifmg.edu.br