Fabricação de sabão a partir de óleos vegetais residuais
Professor: José Carlos Leandro de Sousa
Atualmente existem diversos tipos de óleos vegetais (soja, canola, girassol, milho, algodão, etc.) disponíveis nas prateleiras dos supermercados, cujo consumo é amplamente difundido na culinária brasileira. Um dos problemas emergentes é o descarte incorreto do óleo usado, que acaba por gerar uma série de impactos ambientais negativos no solo, na água e no ar. A reutilização pode ocorrer através da produção de biodiesel, resinas poliméricas, tintas, sabão em barra, sabonete, sabonete líquido, etc.
O sabão em barra é um produto indispensável para limpeza, além de possuir um potencial poluidor menor do que o detergente, já que este último utiliza produtos derivados do petróleo. Além de ser ambientalmente mais amigável, o sabão pode ser produzido de forma relativamente simples, no entanto, exige a utilização de equipamentos de segurança.
Este projeto visa promover a conscientização ambiental através da reciclagem de óleos vegetais usados e possibilitar a contextualização de temas relacionados ao conhecimento químico.