Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2024 > Estudantes do Campus Lafaiete realizam oficinas de Geografia e História no Campus Ouro Preto

publicado: 12/09/2024 09h34, última modificação: 12/09/2024 10h22

🆙 No dia 06/09/24, os estudantes dos primeiros anos de Mecânica e Eletrotécnica realizaram uma visita técnica no Campus Ouro Preto. Os alunos foram divididos em dois grupos: enquanto uma turma visitava os Museus no centro da cidade, em uma atividade da disciplina de história, com o Prof. Carlos Cruz, os demais alunos se dirigiram para o prédio do Curso de Geografia, no Campus, para oficinas da disciplina de Geografia, com o Prof. Venilson Fonseca.

As atividades de Geografia consistiram em três oficinas: de solos, na sandbox e jogos geográficos. A primeira oficina teve como foco a formação dos solos e a criação de tintas naturais a partir de amostras. Durante a atividade, aprenderam sobre os processos de intemperismo que resultam na formação de diferentes tipos de solo, explorando suas características físicas e químicas. Foram incentivados a observar as amostras de diferentes cores e texturas, que, após serem peneiradas e misturadas com aglutinantes naturais, se transformaram em pigmentos para a criação de tintas artesanais. A oficina proporcionou uma experiência prática e criativa, unindo ciência e arte de forma lúdica.

A sandbox para o ensino de curvas de nível em geografia é uma ferramenta interativa que permite visualizar como as variações de relevo são representadas em mapas. Funciona com uma caixa de areia e um projetor, onde o aluno pode moldar a areia para criar montanhas, vales ou planícies. Um sensor capta essas mudanças de relevo e um software projeta as curvas de nível, que são linhas que indicam a altitude no mapa. Dessa forma, os alunos observam como as curvas de nível ficam mais próximas em áreas íngremes e mais espaçadas em áreas planas, compreendendo como os mapas topográficos funcionam.

A oficina de Jogos de perguntas e respostas, ou quizzes, são ferramentas eficazes porque tornam o estudo mais dinâmico e divertido. Ao desafiar os alunos com questões sobre capitais, países, paisagens ou fenômenos naturais, incentivam o raciocínio rápido e a memorização de informações importantes. Além disso, a competição saudável e a repetição das perguntas ajudam a fixar o conteúdo de forma mais envolvente do que métodos tradicionais. Jogar e aprender ao mesmo tempo também aumenta o interesse dos alunos pela matéria e promove uma aprendizagem ativa e interativa.

As atividades de História foram realizadas no centro histórico de Ouro Preto (antiga Vila Rica) e incluíram o passeio pelo local, com a observação da paisagem do entorno (serras e vegetação), padrões de rua (“ladeiras” ou não), construções (casas e museus (antiga cadeia e a sede administrativa da capitania), como também a grande quantidade de igrejas católicas decoradas pelo barroco mineiro (algumas próximas a pequenos cemitérios). Os alunos também notaram a grande quantidade de turistas e estudantes de várias escolas, não só de Minas Gerais e concluíram a importância do patrimônio histórico-cultural de Ouro Preto para um melhor conhecimento da história do Brasil, especialmente sobre o período colonial da mineração. Os alunos do IFMG-CL visitaram a feira de artesanato local, interagindo com os vendedores e comprando alguns produtos, ou seja, puderam realizar um pequeno turismo pela parte central e histórica do município, sem esquecer das fotografias.

Na parte da manhã, a turma do 1º ano Eletrotécnica visitou a Casa dos Contos, um casarão construído entre 1782 a 1787 para ser a residência de João Rodrigues de Macedo, cobrador dos impostos da antiga Capitania de Minas Gerais. O prédio abrigou a administração dos contratos da mineração e, ampliado ao longo dos anos, funcionou como Casa de Fundição (onde o ouro era derretido, transformado em barra e marcado com o selo da Coroa portuguesa, após a cobrança dos impostos). Foi sede da Administração Pública da Capitania de Minas Gerais, daí o seu nome Casa dos Contos. Hoje abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, salas de exposições, além do acesso central ao Parque Horto dos Contos.

Por fim, na parte da tarde os estudantes do 1º ano Mecânica tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Inconfidência e ouvir excelentes explicações, oferecidas pelos guias locais, sobre os objetos, eventos e pessoas da história de Ouro Preto e das Minas Gerais. O monumental edifício da Praça Tiradentes foi edificado entre os anos 1785 e 1855 e foi reconhecido como Museu em 1944. Os alunos reconheceram a importância e a beleza do acervo do Museu, bem como as peculiaridades da construção, antiga cadeia de Vila Rica, onde foram aprisionados integrantes da Inconfidência Mineira de 1789 e, atualmente, guarda alguns de seus restos mortais, numa sala conhecida como Panteão dos Inconfidentes.

🙋🏻‍♂️🙋🏻 Parabéns a todos os participantes!!! 👏🏼👏🏼👏🏼