Notícias
IFMG debate tendências da Inovação na Educação Profissional e Tecnológica durante InovEPT
O II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) reuniu em Brasília, de 7 a 9 de maio, gestores, lideranças e pesquisadores em torno de debates para criação de um ecossistema de inovação na EPT. O evento contou com a presença de representantes de várias unidades do IFMG, que participaram das apresentações e discussões sobre desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica.
Por meio do workshop “Iniciação Tecnológica: experiências exitosas do projeto de âmbito nacional”, realizado na tarde do dia 7, o professor da área de Matemática Computacional do Campus Sabará, Carlos Alexandre Silva, apresentou as experiências à frente do “Programa Sabará”. Ao lado da secretária Municipal de Educação de Sabará, Fernanda Silveira, ele foi convidado pelo Ministério da Educação a falar sobre a ação extensionista de capacitação e inclusão digital para alunos da educação básica do município. Eles também participaram de uma consulta com um especialista a respeito das parcerias público-privadas.
O Programa Sabará, coordenado pelo docente, está entre os 40 aprovados pelo edital 88/2022, da Setec/MEC, que selecionou propostas de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal para o desenvolvimento de ações de formação em programação, robótica e cultura maker para estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das redes públicas de ensino. Daí o convite para a participação no II InovEPT.
Já o Polo de Inovação do IFMG, representado pela diretora geral, Paloma Lima, e pela professora Lindamara Santos, esteve presente às atividades sobre o Marco Legal da Inovação e Tipos de parceria e suas formalidades legais . A quarta-feira, dia 8, foi dedicada à discussão sobre os polos de inovação da Rede Federal. "Na oportunidade, foi debatido qual o futuro queremos para nossos polos e como fomentar a inovação por meio de parcerias com empresas ", explica Paloma Lima.
Também participaram do evento docentes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), além dos campi Bambuí, Ibirité e Betim.