Notícias
NOTA DE REPÚDIO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Ibirité, torna público seu repúdio aos atos ocorridos durante durante a live “Ensino remoto, racismo e exclusão de classe e gênero: a intensificação das discriminações no ensino não presencial", promovida pelo Coletivo Negro Òminira, do IFMG Campus Bambuí.
O encontro foi realizado no dia 01 de outubro de 2020, contando com a participação de outros dois grupos: o Projeto de Extensão Tradições, Memória, Cultura e Identidade Negra, do Campus Avançado Piumhi e o Carolinas: grupo de estudos mulheres e interseccionalidades, do Campus Ibirité. Durante a live, os participantes sofreram atos discriminatórios e atentatórios, de cunho racista e com propagação da LGBTfobia. Estes atos atentam contra a dignidade da pessoa humana, direito previsto e protegido pela Constituição Federal do Brasil, de 1988 (CF/88), em seu artigo 1º, inciso III.
O Campus Ibirité do IFMG zela pelo seu compromisso de promoção do respeito à diversidade, da discussão das diferenças, eliminação de preconceitos, de forma a garantir o direito à igualdade previsto pela nossa lei maior. No Brasil, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (caput do art. 5º da CF/88, que trata dos direitos e garantias fundamentais, englobando os direitos e deveres individuais e coletivos).
Enquanto instituição de ensino, estamos amplamente comprometidos com a formação de cidadãos pautada no respeito aos seus semelhantes. Estamos atentos às expressões e atitudes desta natureza e tais práticas não serão toleradas em nenhuma hipótese.
O Campus Ibirité do IFMG esclarece que está em contato com as direções dos outros campi envolvidos e que todas as medidas legais cabíveis serão tomadas.
Fonte: Direção-Geral do IFMG - Campus Ibirité