Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saúde mental durante o distanciamento social
conteúdo

Notícias

Saúde mental durante o distanciamento social

publicado: 21/07/2020 14h47, última modificação: 21/07/2020 15h04

Após quatro meses de isolamento social e suspensão das atividades presenciais nos campi do IFMG é importante falar sobre os cuidados da saúde mental.  

A psicóloga do Campus Bambuí, também integrante do Núcleo de Psicólogos (NUPSI) do IFMG, Heloísa Pereira, aborda o tema no texto abaixo com dicas de filmes, hábitos saudáveis e incentivo à prática da meditação. 

Durante a pandemia, o Núcleo de Psicólogos do IFMG (NUPSI) tem compartilhado diversos conteúdos sobre o tema e tem disponibilizado a oferta de cuidados psicológicos à comunidade acadêmica. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail nupsi@ifmg.edu.br ou com o setor de Psicologia de cada campus.  

A importância de cuidarmos de nossa saúde mental *
Heloísa Pereira - IFMG Campus Bambuí

Já parou para pensar o que é saúde mental? Bem, da saúde física entendemos, podemos tocar e sentir, mas e a saúde mental? A saúde mental vai dizer sobre como reagimos frente aos desafios e exigências da vida e como harmonizamos para superar os problemas.

Todos os dias, temos 'N' questões para resolver e muitas vezes as coisas não saem como queremos. A forma como lidamos com estes percalços fala muito da nossa saúde mental. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde mental como o bem-estar físico, mental e social. E dentre os problemas mais comuns de saúde mental estão:

  • Ansiedade: pensamentos confusos, dificuldade em manter o foco, preocupação excessiva, perturbações do sono, tensão muscular entre outros; 
  • Depressão: desânimo, sonolência, pensamentos negativos, falta de energia, irritabilidade e etc;
  • Dependências químicas: álcool, drogas ilícitas, cigarro e automedicação;
  • Stress contínuo ou estafa: dores crônicas, alergias e problemas de pele, acne, apresentar-se doente ou gripado frequentemente, diminuição da energia e insônia, alterações na libido, problemas digestivos;

Para evitarmos chegar a um destes problemas, precisamos nos cuidar, assim como cuidamos de nossa saúde física. Quando falamos de saúde mental precisamos entender que tanto saúde mental quanto a saúde física andam juntas. Podemos exemplificar com a situação de um acidente de trânsito, onde mesmo que não haja um trauma físico grande, pode ser desencadeado o stress pós-traumático e até mesmo o desejo de não querer mais ainda de carro. E para superar a ajuda profissional pode se fazer necessária. 

Mas e como cuidar de nossa saúde mental? Um passo importante é nos conhecer e buscar entender o que nos faz bem e o que não nos faz bem: autoconhecimento. Além disso, cultivar sentimentos positivos e acreditar em você é muito importante.

Veja outros hábitos que contribuem para uma vida saudável: 

  • Boa alimentação;
  • Atividades físicas com regularidade;
  • Cultivar boas amizades;
  • Espiritualidade, independente do credo religioso;
  • Dormir bem;
  • Ter hobbies.

Entretanto, alguns sintomas aparecem para sinalizar que algo não esteja bem e que talvez é preciso mudar a rotina e/ou a forma como estamos lidando com alguma situação. É importante compreender que todos passam por dificuldades, porém é preciso buscar possíveis saídas e acreditar que o obstáculo será superado. 

Por isso, lembre-se: recorra a ajuda profissional e perceba que ninguém é perfeito, todos possuem limitações, mas acima de tudo, perceber que temos qualidades. Enfim, cuide bem de você!

Dica de filmes



 

Meditação: exercícios de mindfulness

Fonte: https://www.almanaquesos.com/meditacao-mindfulness-so-10-minutinhos/