Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça os projetos extensionistas realizados pelos estudantes da graduação neste primeiro semestre de 2024
conteúdo

Notícias

Conheça os projetos extensionistas realizados pelos estudantes da graduação neste primeiro semestre de 2024

publicado: 06/09/2024 09h57, última modificação: 06/09/2024 09h58

Como parte dos componentes curriculares obrigatórios do curso Superior de Tecnologia de Processos Gerenciais, durante o primeiro semestre de 2024 foram realizados diversos projetos de atividades extensionistas que envolveram estudantes, professores e a comunidade. Confira abaixo os projetos desenvolvidos.

 

Projeto: Sabão Solidário

Projetos extensionistas 2024-1Coordenado pela Profa. Ingrid Machado Silveira, o objetivo do projeto foi promover ações de educação ambiental na comunidade com relação ao descarte correto do óleo de cozinha usado, disseminar a prática de fabricação de sabão com esse resíduo e promover doações do bem produzido a instituições filantrópicas.

 Ações realizadas:

A equipe do projeto realizou a coleta de óleo usado entre estudantes, residentes e comércios da comunidade local. Com o óleo arrecadado, foram produzidas 484 barras de sabão. Parte do sabão foi doada ao Asilo Municipal de Ponte Nova. Outra parte foi destinada aos doadores de óleo de cozinha, como forma de agradecimento e incentivo à produção. Uma terceira parte foi doada para a estudante Giovanna Gomes, em prol de sua campanha para arrecadação de fundos para estudos no exterior. Além disso, a equipe promoveu uma oficina de produção do sabão na Quadra da Vila Alvarenga, que contou com a presença de aproximadamente 80 membros da comunidade, no intuito de disseminar e incentivar a prática.

Projetos extensionistas 2024-1
Equipe de estudantes parte do projeto:

  • Ana Carina Vitorino
  • Bruno Rezende Barbosa
  • Márjorie Jadiane S. Carneiro
  • Rafaeli Aparecida Fonseca Macedo
  • Raimundo da Silva
  • Ronielliton Talles Gomes Calazans
  • Silmar Oleriano Dos Santos

 

 

Projeto: Relações interpessoais: prevenção de abusos e violências

Projetos extensionistas 2024-1Com o objetivo de promover ações de sensibilização, educação e prevenção quanto a relações interpessoais abusivas junto à comunidade, este projeto foi coordenado pelo Prof.  Lucas Pazolini Dias Rodrigues.

Ações realizadas: 
Ação 1: Durante a 1ª Semana de Combate à Violência contra a Mulher no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), foram realizadas duas palestras, uma para alunos do Ensino Médio Técnico Integrado e outra para o Tecnólogo em Processos Gerenciais. O tema "Amor, Amar e Amor Próprio" foi abordado com o objetivo de destacar a importância do respeito próprio como fundamento para relações interpessoais saudáveis.

Ação 2: Foi realizada uma palestra na Bartofil com o propósito de capacitar e inspirar os funcionários a cultivarem um maior amor próprio e auto valorização, com a finalidade de promover o bem-estar pessoal e profissional de cada indivíduo dentro da empresa.

Ação 3: Uma das integrantes participou de uma palestra organizada pela Prefeitura Municipal de Ponte Nova com o apoio da Assistência Social. Durante o evento, foi possível dialogar com a organizadora, que demonstrou grande interesse pelo projeto e se dispôs a colaborar em futuras atividades. Essa interação não só proporcionou uma troca enriquecedora de ideias, mas também fortaleceu as parcerias, ampliando as possibilidades de alcance e impacto das próximas ações a serem planejadas.

Projetos extensionistas 2024-1Projetos extensionistas 2024-1

Projeto: Saúde mental e Vida acadêmica

O projeto Saúde Mental e Vida Acadêmica foi criado como proposta de intervenção no cuidado da saúde mental dos discentes no ambiente acadêmico., com o objetivo de promover uma discussão sobre o assunto, tendo como proposta de intervenção, o cuidado à saúde mental dos estudantes na fase final do ensino fundamental e médio do IFMG e da Escola Estadual Coronel Cantídio Drumond localizados no município de Ponte Nova.

 Ações realizadas: 
Atividade 1: Palestra: “Educando as emoções" com estudantes dos terceiros anos do IFMG Ponte Nova. Essa atividade teve como objetivo destacar a importância de entender e educar as nossas emoções, incentivando o compartilhamento das mesmas e esclarecendo a importância de se expressar, considerando que são fatores diretamente ligados à saúde mental.

Atividade 2: Palestra “Adolescência – Manifestação da ansiedade e outras emoções." A palestra aconteceu no dia 22/08 na Escola Estadual Coronel Cantídio Drumond para os alunos do 9º ano e foi ministrada pela psicóloga Bárbara Mendonça, com estudantes do 9° ano da Escola Estadual Coronel Cantídio Drumond de Ponte Nova.

Projeto:  Instituto Federal de Ponte Nova aberto à pessoa idosa: educação financeira para reduzir a vulnerabilidade econômica

Projetos extensionistas 2024-1Coordenado pela Prof. Cássia Pires Fernandes, o objetivo do projeto é criar uma comunidade com idosos para promover a educação financeira e contribuir para o envelhecimento ativo. Os estudantes Ana Paula Celestino, Ariely Torquatro Lariça Braga, Matheus Macedo Wendt, Rafael Moreira Miranda, Reinildes Aline Matias da Fonseca Santos, Thamiris Da Silva Cruz e Vanessa Aparecida Martins fazem parte do projeto.

 

Ações realizadas:Projetos extensionistas 2024-1

  • Reuniões de planejamento da ação de formação em educação financeira
  • Fundamentação sobre Gestão de Finanças Pessoais
  • Divulgação do projeto e inscrição de idosos
  • Criação e mediação da comunidade AtivIdade$ no WhatsApp
  • Realização de um minicurso presencial sobre educação financeira para o envelhecimento ativo
  • Avaliação das ações extensionistas.


Os resultados indicam uma melhoria na compreensão dos conceitos financeiros e uma maior confiança na tomada de decisões.

 

Projeto: MARKETING EDUCACIONAL: INSTRUMENTO DE GESTÃO EM PRÁTICA PARA PROMOVER O ENSINO SUPERIOR DO IFMG PONTE NOVA

vemproif.jpeg
Com o objetivo de promover a ampla divulgação do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) do IFMG Campus Avançado Ponte Nova,  com enfoque nos dez anos do campus, buscando aumentar a demanda de inscritos e o fortalecimento da identidade da instituição, o projeto é coordenado pela Profa. Cássia Pires Fernandes com a participção dos seguintes estudantes: Carlos Eduardo B. Silva, Lucas da Silva Teixeira, Sara Luiza dos Santos Assis, Vanessa da Silva Lima e Welington Machado de Freitas.

Ações realizadas:vemproif.jpeg
  • Reunião semanal para alinhamento das ações;
  • Revisão da literatura sobre marketing educacional;
  • Elaboração do conteúdo e do design gráfico das postagens para a rede social @vemproifpn;
  • Pesquisa documental na aba notícias do site do campus para a elaboração do infográfico “10 anos do IF Ponte Nova”; 
  • Briefing e elaboração da identidade visual comemorativa do 10 anos do campus;
  • Realização de visitas em empresas para a divulgação do processo seletivo 2025;
  • Elaboração de roteiro, realização de entrevista e edição de depoimentos com docente sobre os 10 anos do campus.


Como resultados, destaca-se a produção de um infográfico com um resumo dos dez anos do campus, uma logo e adesivo comemorativo do aniversário do campus, a ampliação do número de seguidores do perfil, aumento do alcance e interações, além das ações presenciais que possibilitaram tornar o Campus mais conhecido em Ponte Nova e região.  

 

Projeto "Aptos a doar"

Aptos a doarCom o objetivo de conscientizar a população a criarem o hábito de doação de sangue e incentivar o cadastramento como doador de medula óssea., o Projeto "Aptos a doar", do IFMG Ponte Ponte, vem desenvolvendo diversas ações na cidade.

O projeto é orientado e coordenado atualmente pelo prof. Edson Batista de Sena em parceria com o  Hemonúcleo de Ponte Nova e envolve todos os estudantes do 5º Período do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Neste ano, os estudantes responsáveis pelas ações do projeto são Claudiane, Carlos, Enzo, José Luiz, Letícia, Maura e Vardenice.

Ações realizadas:

Nesse semestre foram realizadas ações na Praça de Palmeiras, na Clínica AmorSaúde, nas salas de aula do Campus e na sede do Hemonúcleo de Ponte Nova. 

Outra ação importante foi mobilização e engajamento nas redes sociais para doação de pessoas que estavam em tratamento nos hospitais da cidade, as famílias dos pacientes encaminharam para o projeto os dados dos doadores, os participantes do projeto fizeram as artes para divulgação nas redes e começaram as campanhas.

No Dia D de mobilização (14/08), foi registrado o comparecimento de mais de 30 doadores, o que pode impactar diretamente até 120 pessoas que estejam necessitando de sangue nos hospitais da cidade e da região, já que 1 doador pode direcionar o sangue para até 4 pessoas.

Aptos a doar

Aptos a doar