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Equipes do Campus Ponte Nova são destaque de competição promovida pelo Google
As equipes "BrandBooster" e "BIMs", formadas por alunos do Campus Ponte Nova, se destacaram na Startup in School (SIS) Brasil 2019, competição em que alunos do ensino médio de todo o país desenvolvem um protótipo e um projeto de negócios de uma empresa startup. A competição contou com 700 equipes de todo o Brasil, que passaram por quatro fases eliminatórias até a final. Os alunos do campus foram orientados pela professora Cássia Fernandes, que ministra disciplinas de Empreendedorismo nos cursos técnicos em Administração e Informática. Os professores Edson Sena e Luciano Espiridião também participaram da orientação dos alunos.
Segundo Cássia, os alunos participaram da edição online da competição, que foi dividida em duas categorias. No módulo "App Inventor", para grupos que desejam aprender a desenvolver um aplicativo, a equipe "BrandBooster", formada pelos estudantes Aline Brittes, Ana Flávia Mayrink, Thayná Teixeira, Bárbara Gomes e Pablo Augusto, desenvolveu um projeto de marketing digital e chegou à final, figurando entre os sete projetos de destaque de Minas e do sudeste. Ainda nessa categoria, outras duas equipes, "DecorAqui" e "Doces Versos", também representaram a unidade e alcançaram a semifinal da competição online.
Já na categoria "Tecnologia Livre", destinada a grupos que já possuem algum contato com meios tecnológicos, a equipe "BIMs", formada por Mateus Guimarães, Matheus Rosa, Bruna Santos e Igor Assis, desenvolveu uma tornozeleira sensorial, que foi eleita o projeto mais relevante do estado de Minas Gerais. Como prêmio, o grupo ganhou uma sessão online de mentoria com profissionais do Google.
A tecnologia, que pretende auxiliar na locomoção de deficientes visuais, foi inspirada por um colega. "Nossa motivação para a 'Tornozeleira sensorial' foi o Luiz Antônio, aluno do primeiro ano técnico em Administração, que é deficiente visual. A história de vida dele é de muita luta e quando ele testou nossa tornozeleira ficamos emocionados", conta Igor Assis, integrante da "BIMs".
Resultado positivo
Para Cássia Fernandes, o resultado final, divulgado no dia 4 de novembro, foi muito bem recebido e comemorado, já que o trabalho na área de empreendedorismo não é novo no Campus. "As etapas estavam sendo trabalhadas ao longo do ano letivo. Quando tivemos conhecimento do SIS, resolvemos aproveitar a oportunidade para aprender mais e não imaginávamos chegar tão longe".
Além disso, segundo Cássia, associações e parcerias também foram muito importantes para o desenvolvimento das ideias dos alunos. "Desde o mês de agosto, firmamos uma parceria com a incubadora "EmpreendIF" do Instituto Federal de São Paulo, o que permitiu o aprimoramento dos projetos", explica.
Análise e próximos passos
Igor avaliou a participação na competição como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e, ainda, de aprimoramento do trabalho em equipe. "Agora queremos continuar desenvolvendo nossa ideia com a mentoria da Google e disponibilizar, para o Luiz Antônio e tantos outros deficientes visuais do Brasil, uma solução com custo baixo e que promova a autonomia, a acessibilidade e a inclusão", explica.