Notícias
Rede Minas vence prêmio de jornalismo com reportagens sobre projetos do IFMG
Pelo segundo ano consecutivo, uma reportagem de TV que abordou projeto do IFMG vence o Prêmio Conif de Jornalismo. Neste ano, o reconhecimento foi dado para a emissora Rede Minas, que produziu, em dezembro de 2019, uma série de matérias tratando de tecnologias inclusivas. O trabalho vencedor destacou o projeto PS4W (Programa Sabará For Women - para mulheres, na sigla em inglês), desenvolvido no Campus Sabará, e dois projetos de tecnologia do Campus Ponte Nova, o da tornozeleira sensorial e do aplicativo ReportAí.
A premiação, que está em sua segunda edição, revelou os vencedores na terça-feira, 18 de fevereiro. O anúncio foi feito em Brasília, durante reunião dos reitores que formam o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Ao todo, 78 reportagens foram finalistas da edição, disputada em cinco categorias: impresso, internet, rádio, televisão e institucional (voltada para profissionais da Rede Federal).
Segundo a organização do prêmio, a comissão julgadora foi formada pelas servidoras do Instituto Federal de Brasília (IFB), Anny Rochelly Vieira Santos, e do Instituto Federal de Goiás (IFG), Maria José Braga; e por três convidados externos: Clarissa Paes de Barros, do Ministério da Educação (MEC); Juliana Miura, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Marcos Urupá, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
As reportagens da Rede Minas, que integram a série "Tecnologias Inclusivas", foram exibidas nos dias 26 e 28 de dezembro de 2019, no programa Jornal Minas - 2ª edição. O repórter Renato Franco mostrou o projeto de extensão Programa Sabará, que atende estudantes de escolas públicas e, no ano passado, formou uma turma exclusiva de meninas para disseminar conhecimentos de computação e robótica entre elas, com a proposta de incentivar mais mulheres a trabalhar no campo das ciências exatas. A iniciativa envolve um grupo de servidores e é coordenada pelos professores Carlos Alexandre Silva e Cristiane Targa. Participam também estudantes dos cursos de graduação do campus.
Já no Campus Ponte Nova, dois projetos desenvolvidos por estudantes e professores foram destaque. A série abordou o projeto da tornozeleira sensorial, eleito em competição do Google como o mais relevante do estado de Minas Gerais em 2019. Foi mostrado ainda o aplicativo “ReportAí”, destinado a auxiliar a gestão pública de municípios, com a identificação de problemas cotidianos reportados pelos cidadãos.
O material foi produzido com o auxílio da assessoria de imprensa do IFMG, serviço prestado dentro da Diretoria de Comunicação da Reitoria pelo jornalista Joarle Magalhães Soares. As informações foram previamente apuradas junto a integrantes dos projetos para que a divulgação e o contato na redação da emissora fossem feitos. Com o apoio dos servidores nos campi, foi possível agendar entrevistas e viabilizar a produção.
O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 9 mil, totalizando R$ 45 mil em premiações. Em breve, a entrega do troféu, a ser realizada em Belo Horizonte, será agendada. Confira as reportagens e os vencedores:
Categoria impresso:
- Reportagem: "Educação que inspira"
- Veículo: Zero Hora (GaúchaZH), Porto Alegre (RS)
- Autor: Guilherme Jancowski de Avila Justino
Categoria internet:
- Reportagem: “Educação Técnica Empreendedora: caminho promissor”
- Veículo: IdeiaPositiva ON-LINE.COM, João Pessoa (PB)
- Autor: Richelle Bezerra da Silva
Categoria rádio:
- Reportagem: “Além da sala de aula”
- Veículo: Rádio Peperi, São Miguel do Oeste (SC)
- Autor: Marcos Andrei Meller
Categoria televisão:
Reportagem: “Tecnologia Inclusiva”
Veículo: Rede Minas, Belo Horizonte (MG)
Autor (es): Renato Franco (produção e reportagem), Atalissa Rosa (produção), Primitivo Filho e Patrick Lima (imagens), Izabel Zoglio (edição de texto), Sabrina Rocha (intérprete de libras), Matheus Rufino (Redes Sociais) e Bruna Cevidanes (edição e finalização)
Categoria institucional:
Reportagem: “Educação que Transforma”
Veículo: Federal FM – emissora do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Passos, Passos (MG)
Autor: Tiago Nunes Severino
Leia mais:
Projeto de extensão ensina robótica a adolescentes de escolas públicas
Reportagem da Globo sobre projeto do IFMG vence Prêmio Conif de Jornalismo