Você está aqui: Página Inicial > Abertas as inscrições para a 11a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG

Quase R$ 50 mil serão investidos em premiações para incentivar habilidades empreendedoras
publicado: 17/09/2024 07h30, última modificação: 17/09/2024 07h30

As inscrições para a 11a edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) já estão disponíveis no site cei.ufg.br. Os interessados podem se inscrever, de forma gratuita, até as 17h (horário de Brasília) do dia 08 de outubro. O evento é promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), e executado pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG).

Os inscritos deverão apresentar propostas de soluções inovadoras, a fim de desenvolver habilidades  empreendedoras. Além disso, a OEU visa estimular a curiosidade científica dos estudantes, bem como incentivá-los na construção de projetos com potencial de mercado. A interação entre os participantes, as instituições de ensino e os stakeholders também é promovida.

Clique Aqui | Inscreva-se para a 11a edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU)

Para participar da 11a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, é necessário que os estudantes interessados formem grupos de três a cinco pessoas, nos quais todos os integrantes devem estar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES), do Brasil e do mundo. As atividades serão desenvolvidas em formato remoto e indicadas previamente por e-mail.

Os estudantes podem se inscrever em duas categorias: Negócio Inovador, para produtos ou processos com fins lucrativos; e Negócio de Impacto Socioambiental (NIS), para ideias com potencial de impacto socioambiental e sustentável. Além disso, um dos grupos participantes será contemplado com o Prêmio Diversidade e Inclusão Social (DIS), uma iniciativa da 11a OEU, em parceria com a Secretaria de Inclusão (SIN) da UFG, que premiará com R$ 3 mil a equipe que mais se destacar pela heterogeneidade, diversidade e inclusão social.

Ao todo, serão R$ 47 mil em premiação, distribuídos entre as duas categorias de avaliação e também no Prêmio Diversidade e Inclusão Social, um aumento de quase 50% em relação ao valor pago no ano passado. Sete equipes vão ser contempladas com o auxílio financeiro e a isenção no próximo ciclo de pré-incubação do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG. Os dois vencedores receberão R$10 mil, além de R$ 7 mil e R$ 5 mil, para os segundos e terceiros colocados, respectivamente.

A diretora do CEI/UFG, professora Cleonice Borges de Souza, destacou a importância de desenvolver um evento como a 11a OEU. “É motivo de orgulho para o CEI por ser um evento consolidado. Ao mesmo tempo, a iniciativa se renova e inova a cada edição, principalmente pelas possibilidades que a competição permite aos participantes. Isso vai desde os conhecimentos e expertises adquiridos com as capacitações, os networks que certamente vão ressignificar suas trajetórias até a premiação e a oportunidade que as equipes vencedoras terão de materializar seus modelos de negócios com o Programa de Incubação”.

A 11a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Sebrae Goiás, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás) e Hub Goiás.

CEI

O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG tem a missão de estimular o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento de empresas inovadoras e competitivas. Atualmente, a iniciativa possui duas unidades: a unidade 1, situada na Praça Universitária; e a unidade 2, no Parque Tecnológico Samambaia (PTS) da UFG.