Coleção de imagens
Dicas para um home office produtivo
#2 - Converse com as crianças sobre a nova rotina: É natural que as crianças estejam entediadas durante o período de isolamento social. A missão dos pais torna-se ainda maior na tentativa de manter o equilíbrio entre a vida profissional e a familiar durante o trabalho remoto. Portanto, é importante que os pais expliquem aos filhos que em certos momentos não será possível a interrupção e defina quais situações são emergências passíveis de atenção. Replique a rotina das crianças em casa e estipule atividades acadêmicas e/ou pedagógicas durante o ‘horário do expediente’, assim os pais conseguem trabalhar no mesmo período. Caso o(a) parceiro(a) estiver em casa, ajuste os horários para dar atenção aos pequenos.
#3 - Faça pausas para o café e o almoço: A pausa para um cafezinho ou para um lanche rápido durante o trabalho é importante para manter a produtividade, além de proporcionar um breve descanso na jornada de trabalho. Estipule o tempo para o almoço e evite interrupções para responder e-mails ou atender telefonemas. Aproveite para levantar da cadeira e faça alguns exercícios de alongamento.
#4 - Não trabalhe de pijamas: Para estar confortável não é necessário manter o pijama. Para despertar, tome um banho e vista-se de maneira casual, pois você pode acabar sendo convocado para uma reunião por videoconferência. Além disso, o dress code pode influenciar na produtividade e na confiança. Escolha algo confortável e mantenha o ritual de se arrumar para trabalhar em casa.
#5 - Defina sua rotina e metas diárias: Uma das grandes tentações do home office é a possibilidade de acordar mais tarde do que o usual e procrastinar o início do expediente. Portanto, defina os horários de início e término do trabalho, caso contrário você sempre estará conectado. Combine com a chefia e seus colegas quais projetos estão sendo executados e os prazos para entrega.
#6 - Bloqueie as redes sociais durante o expediente: O smartphone e as redes sociais podem ser vilãs no gerenciamento do tempo e, consequentemente, impactar na produtividade enquanto estamos no trabalho remoto. É possível configurar no telefone o recurso ‘repouso’ ou ‘não perturbe’, além de gerenciar quais notificações irão chegar durante o expediente.
#7 - Mantenha-se conectado com a equipe: É importante que a equipe tenha definido uma estratégia de comunicação durante esse afastamento. O IFMG, por meio do Google Hangouts, disponibiliza uma ferramenta para troca de mensagens e de vídeos, além de iniciar conversas em grupo. Outra ferramenta gratuita muito popular é o Zoom (disponível para Android e iOS). A sala de videoconferência pode ter até 25 participantes e permite a troca de textos, documentos e apresentações. A vantagem da videoconferência é evitar desentendimentos e interpretações erradas nas falas. E para manter as atividades colaborativas organizadas, uma boa dica é o Trello, aplicativo gratuito que permite colocar as tarefas da equipe em ordem e definir o prazo de entrega para cada situação.
#8 - Evite distrações: É preciso ter disciplina para manter a rotina do home office. Televisão, videogame, redes sociais, marido, esposa, filhos, animais e comida a vontade são algumas situações que podem te distrair durante a execução das atividades. Por isso, combine com as pessoas da casa os horários que não devem haver interrupções.
cadeiras e lousa, sala de aula
estudante diante de quadro negro com contas matemáticas
homens e mulheres de negócio ou administradores apertam mãos e sorriem
gota sobre folha de árvore com imagem do globo
fachada cheia de adornos de igreja em Ouro Preto
profissionais avaliam projeto, ao fundo fazenda com gado
ilustração sobre processos educativos
capacete, luvas e protetor de ouvido
imagem conceito de lampada de onde nasce arbusto, com passaros voando