Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas e docente do Campus Ouro Preto conquistam 1º e 2º lugar no Desafio Sicredi

Notícias dos Campi

publicado: 09/08/2024 12h14, última modificação: 09/08/2024 12h14

Nos dias 3 e 4 de agosto, Ouro Preto foi palco do Desafio Social promovido pela cooperativa Sicredi Integração MG/RS. Sete alunas e um docente do curso de Automação Industrial do Campus Ouro Preto integraram as equipes que conquistaram o primeiro e o segundo lugar na competição.

Durante dois dias intensos de evento, os participantes, divididos em 19 equipes, desenvolveram projetos inovadores com foco em impacto social, demonstrando criatividade e capacidade de transformação. O Desafio Sicredi, em formato de Hackathon, reuniu diversas problemáticas locais, incentivando os participantes a propor soluções criativas e viáveis. Destinada a jovens, estudantes e universitários, a ação celebra os 120 anos da cooperativa e ocorre nas regiões de abrangência: Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Primeira colocação: Bracelert

A equipe vencedora, composta por alunas e professor do curso técnico em Automação Industrial do Campus (Rayssa Mendes, Isabela Nascimento, Maria Eduarda Almeida e Pablo Henrique Gonçalves), além de Lucas Gabriel Sampaio, estudante de uma escola de Mariana, trabalhou com o tema acessibilidade e inclusão e conceberam o Bracelert. Trata-se de um dispositivo em formato de pulseira que emite alertas em caso de desastres naturais. Além de alertar sobre áreas de risco como rompimento de barragens, deslizamentos ou enchentes, o dispositivo visa oferecer mais autonomia para idosos e pessoas com deficiência.

"O Desafio Social foi uma experiência muito legal e diferente para nós. Foram dois dias intensos de trabalho em um modelo em que ainda não tínhamos experiência," comentou Rayssa Mendes, que vem conquistando premiações nos últimos meses junto a outras integrantes da equipe com o desenvolvimento de um outro dispositivo, destinado a mães com deficiência auditiva. “Dessa vez, tivemos a ajuda de duas pessoas que foram cruciais para o desenvolvimento dessa ideia, que foram o Lucas e o professor Pablo. Ficamos muito felizes com mais uma vitória e pretendemos continuar com essa ideia, já que estamos em uma região de muitas áreas de risco”, ressalta.

Segunda colocação: OPS - Ouro Preto Sensor

O segundo lugar foi conquistado pela equipe formada por Fernanda Carolina, Isadora Borges, Camila Bicalho e Maira Vitória, estudantes do curso técnico em Automação, e Lara Maria, aluna de uma outra escola ouro-pretana. O projeto OPS - Ouro Preto Sensor, idealizado dentro da temática Adaptação às Mudanças Climáticas, consiste em um dispositivo de alerta para residências em zonas de risco de deslizamentos de terra. A proposta é que o dispositivo utilize dados de sensores pluviométricos e de vibração para alertar a população sobre possíveis riscos. “Além disso, o dispositivo seria inclusivo para pessoas com deficiência visual ou auditiva e também seria uma forma mais fácil de alertar idosos ou pessoas em vulnerabilidade social, que não possuem wi-fi ou acesso a celular”, explica Camila Bicalho.

A estudante conta que foi a primeira experiência das integrantes do grupo em competições como essa: “Os dois dias serviram para colocarmos nossa criatividade e o nosso trabalho em equipe em prática. Os mentores foram essenciais e nos deram apoio, tanto na idealização do projeto, quanto em momentos de nervosismo. Pretendemos continuar com o projeto e participar de mais iniciativas como essa”.

Avaliação

Os projetos foram avaliados por um júri especializado, composto por membros da Sicredi Integração RS/MG e por profissionais do ecossistema de inovação, tecnologia e sustentabilidade da região, que considerou critérios como inovação, impacto social e aplicabilidade. Além da premiação em dinheiro, as equipes receberam troféus e certificados de participação.

Saiba mais:

Clique aqui | Acesse o site oficial do Desafio Sicredi