Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de São João Evangelista são premiados na Olimpíada Nacional de História

Alunos de São João Evangelista são premiados na Olimpíada Nacional de História

Equipes Rocket! e Espartanos SJE! conquistaram, respectivamente, medalhas de prata e bronze na competição, que reuniu mais de 50 mil grupos inscritos.
publicado: 03/09/2024 13h52, última modificação: 03/09/2024 16h07

Duas equipes do Campus São João Evangelista foram premiadas na fase final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), ocorrida na Unicamp nos dias 24 e 25 de agosto.

A Equipe Rocket! conquistou a medalha de prata, com os alunos Eduardo Ferreira e David Côrrea, ambos do 2° ano do curso técnico integrado em Informática; e Danielle Vieira, do 3° ano do técnico integrado em Agropecuária.

A medalha de bronze foi para a Equipe Espartanos SJE!, formada pelos estudantes David Costa, Julia Carvalho e Vitória Oliveira, todos do 3° ano do curso técnico integrado em Informática. Os dois grupos foram orientados pelo professor de História Douglas Puglia.

Os discentes de São João Evangelista alcançaram posição de destaque na ONHB 2024, considerando que a competição teve recorde de inscritos, com 51,2 mil grupos de todos os estados do país, e que desses, apenas 340 foram finalistas. Além disso, das 3.400 equipes de Minas Gerais, somente 30 chegaram à final.

Nessa última fase, foram entregues 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, além de troféus às escolas com grupos medalhistas e medalhas de honra ao mérito aos demais participantes. As equipes mineiras faturaram sete medalhas, sendo duas pelos alunos do Campus São João Evangelista.

Dinâmica da ONHB e preparação das equipes de SJE

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é constituída de seis fases on-line realizadas entre maio e junho. Com um formato original, cada etapa da competição tem uma semana de duração e prevê questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A proposta é que as equipes pesquisem e discutam as questões apresentadas, tendo a oportunidade de aprender durante a participação. Para a fase final, as equipes finalistas realizam uma prova dissertativa.

De acordo com Douglas, após a divulgação da Olimpíada de História no campus, 23 equipes foram inscritas e participaram de encontros durante seis semanas. Em cada fase, ocorreu a eliminação de algumas equipes. “Conquistas como essa demonstram a importância do ensino dos Institutos Federais, principalmente de sua localização no interior, já que a capacidade dos estudantes poderia ser perdida caso não houvesse incentivo. Além disso, é importante destacar o comprometimento dos alunos com os estudos e com seu futuro profissional, pois essa foi uma experiência para a vida toda”, avalia o docente.

Sobre a ONHB

O projeto é realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Associação Nacional de História (Anpuh) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos. Saiba mais em www.olimpiadadehistoria.com.br.

(Fonte: Comunicação / Campus Governador Valadares)