Notícias
Ambiente de Inovação do Campus Ouro Preto inicia atividades com oferta de oficinas abertas à comunidade
Um espaço destinado a concentrar novas ideias, talentos, criatividade, experimentação e muita “mão na massa'': esta é a proposta do ambiente de inovação Campus Ouro Preto. Embora tenha iniciado recentemente suas atividades, o local já nasce com o propósito de promover a cultura da inovação tecnológica, de maneira a contribuir para a solução de problemas reais e impactando positivamente a sociedade.
O chefe da Seção de Inovação e Empreendedorismo, professor Diego de Oliveira, explica que o Ambiente de Inovação exerce a função de plataforma, onde poderão ser realizadas ações voltadas à cultura de inovação, ao desenvolvimento de projetos, à prototipagem e outras atividades afins.
Entre elas, estão as oficinas de impressão 3D e de estêncil, que já começaram a ser oferecidas neste ano letivo de 2022. As atividades têm sido realizadas de forma presencial, no Campus, gratuitamente, sendo abertas à participação de qualquer pessoa interessada no tema. As vagas são divulgadas nas redes sociais do Campus Ouro Preto e preenchidas por ordem de inscrição.
Na prática
O Ambiente de Inovação pretende viabilizar atividades que privilegiem a criatividade e a inovação, valorizando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Confira alguns exemplos:
- projetos e ações relacionados à cultura maker;
- feiras maker;
- promoção da inovação e do empreendedorismo;
- prototipagem de produtos analógicos e digitais;
- projetos de educação formal e não formal que envolvem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM)
- ações que promovam a inovação social, criatividade, artes e cultura, treinamento, desenvolvimento de habilidades, buscando a resolução de problemas do mundo real, desenvolvendo o protagonismo e os pilares da educação para o século XXI.
- Além dessas possibilidades, a equipe do Ambiente de Inovação oferecerá, com regularidade, atividades que visam fomentar a cultura maker no Campus.
Para além do fomento ao empreendedorismo e inovação, ações de ensino, pesquisa e extensão poderão se beneficiar da nova estrutura. Projetos de educação que utilizem metodologias ativas, educação “mão na massa”, pesquisa e também atividades de extensão, como auxílio aos professores da rede pública e visitas de escolas públicas, são algumas dessas possibilidades.
Cultura maker e inovação
Diego de Oliveira explica que o conceito de cultura maker envolve integração entre a criatividade e a inovação: “Ela tem origem no século XX, nos Estados Unidos, mas ganhou impulso como prática de ensino-aprendizagem nas escolas no mundo neste início do século XXI. Ela envolve fatores culturais, econômicos e tecnológicos, baseando-se na atividade prática do fazer, reconhecida pelo lema ‘faça você mesmo’, que é inerente à história da humanidade”.
Ainda segundo o chefe da Seção de Inovação em Empreendedorismo, aqueles que se dispõem a trabalhar com a cultura maker participam de um processo em que podem construir e aperfeiçoar a melhoria da qualidade de vida da sociedade, seus produtos e processos: “Aí está a essência da inovação. Os equipamentos, ferramentas e espaços agregam valor e impacto às produções, mas o fundamental neste processo é ter criatividade, atuar em colaboração com a equipe, buscar recursos sustentáveis e em projetos que possam ser aplicados em vários contextos”.
Infraestrutura
Por enquanto, as atividades têm sido realizadas em laboratórios já existentes no campus. Futuramente, o espaço será instalado em prédio, atualmente em reforma, situado entre a Administração e os pavilhões de Mineração e Metalurgia.
Quanto aos equipamentos a serem disponibilizados, os recursos aprovados estão destinados para a compra dos seguintes materiais:
- Máquina CNC
- Cortadora a laser
- Extrusora de filamento para impressora 3D
- Impressoras, scanners e canetas 3D
- Notebooks
- Kit de ferramentas
- Kit de robótica
- Projetor multimídia
- Smart TV
Deseja propor uma atividade? Veja como!
No Ambiente de Inovação, todas as pessoas da comunidade (inclusive, externa) poderão propor atividades, que serão selecionadas a partir da proposição de projetos. Caso sejam selecionadas, estas ações serão executadas com o auxílio dos bolsistas e servidores do IFMG.
Para além da execução de projetos, serão ofertadas atividades ministradas por membros do Ambiente de Inovação e convidados. “Neste momento, estamos elaborando uma proposta de regulamento do espaço e fluxo para proposição de projetos, que será encaminhado para consulta, discussão e votação no Conselho Acadêmico do campus”, explica Diego de Oliveira.
Para saber mais
Confira as formas de contato e acompanhe as atividades do Ambiente de Inovação do Campus Ouro Preto
E-mail: inovacao.ouropreto@ifmg.edu.br
• Site • YouTube • Facebook • Twitter • Instagram • TikTok
Outras notícias
Campus Bambuí inaugura Ambientes de Inovação
Resultado preliminar do edital para criação dos Ambientes de Inovação
Com informações da Comunicação - Campus Ouro Preto