Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor Rodrigo Ednilson, referência em heteroidentificação, ministra capacitação para servidores
conteúdo

Notícias

Professor Rodrigo Ednilson, referência em heteroidentificação, ministra capacitação para servidores

Docente da UFMG esteve na Reitoria, no dia 25 de outubro, para participar de atividade promovida pela Pró-reitoria de Gestão com Pessoas.
publicado: 25/10/2024 12h16, última modificação: 25/10/2024 18h10

Servidores que integram a Comissão Central de Heteroidentificação em Concursos do IFMG participaram, na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, de uma aula ministrada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Ednilson de Jesus. Realizada no auditório da Reitoria, a atividade marca o encerramento da capacitação sobre o assunto promovida pela Pró-reitoria de Gestão com Pessoas (Progep).

Docente da Faculdade de Educação, Rodrigo Ednilson já atuou como pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis e atualmente é o presidente da Comissão de Ações Afirmativas e Inclusão da UFMG. Realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação Racial e Identidade Nacional no Brasil. Tem atuado na formação de membros de bancas de heteroidentificação em órgãos públicos, como a própria UFMG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o Tribunal de Contas de Santa Catarina, além de diversas outras universidades brasileiras. É autor do livro “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”, publicado em 2021 pela Editora Autêntica.

Organizado com o apoio da responsável pelo Setor de Diversidade e Inclusão da Progep, professora Mônica Barros, o curso teve como objetivo preparar, em termos teóricos e práticos, 30 servidores que participam ou participarão dos processos de heteroidentificação nos concursos públicos promovidos pelo IFMG. Foram capacitados profissionais que atuam na área de concursos e também nas bancas de heteroidentificação dos processos seletivos de ingresso de novos alunos. O curso visa garantir o cumprimento adequado e efetivo da Lei 12.990/2014, que estabelece cotas raciais para pessoas negras nos concursos públicos.

Além da aula presencial, a capacitação contou com atividades on-line, totalizando uma carga horária de 20 horas.