Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula inaugural marca início de cursos gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Betim

Iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais oferece qualificação e bolsas-auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
publicado: 11/10/2024 11h48, última modificação: 14/10/2024 07h33

Nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, será realizada a aula inaugural da primeira turma do curso gratuito de Mecânico de Máquinas Industriais, ofertado pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Betim. Para marcar o começo das atividades, os novos alunos serão recebidos na sede do Instituto, em Betim, e a ocasião contará com a presença de gestores da Petrobras, do IFMG e da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (FAIFSul).

Na seleção, foram priorizadas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como aquelas sem vínculo formal de emprego, mulheres, pessoas transgênero, transexuais e travestis, indígenas, quilombolas, refugiados, pessoas com deficiência, pretos, pardos e moradores das áreas de abrangência das operações da Petrobras.

Todos os 30 estudantes receberão bolsas-auxílio mensais no valor de R$ 660 durante o período em que frequentarem o curso. Para as mulheres com filhos de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais.  A duração do curso é de dez meses e as aulas ocorrerão no Campus Betim, no turno da noite, de segunda a sexta-feira, e, esporadicamente, aos sábados, durante o período de outubro de 2024 a agosto de 2025.

Para a coordenadora geral do Programa no IFMG, Sílvia Almeida, este é um momento que traz nova perspectiva em formação. “É uma conquista para o Instituto, pois, junto à Petrobras, fomentamos qualificação de acordo com necessidades da região, possibilitando inclusão dos grupos  vulneráveis da sociedade”, destacou.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras com objetivo de ampliar oportunidades de trabalho a moradores das áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos e de bolsas-auxílio. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a FAIFSul estão entre os parceiros deste programa.

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de  44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

O IFMG ofertará, nos próximos semestres, 340 vagas distribuídas em quatro cursos de Formação Inicial e Continuada e quatro cursos técnicos subsequentes, relacionados ao eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, que serão realizados nos campi Betim, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.

Interessados podem acompanhar todas as oportunidades oferecidas pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no site autonomiaerenda.com.br.