Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus GV firma parceria com Superintendência Regional de Saúde
conteúdo

Notícias dos Campi

Campus GV firma parceria com Superintendência Regional de Saúde

Objetivo é alinhar demandas para o desenvolvimento regional em sintonia com os cursos ofertados pela instituição.
publicado: 28/08/2024 07h03, última modificação: 28/08/2024 07h09

No último dia 15 de agosto, membros da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares visitaram o Campus Governador Valadares para alinhar as principais diretrizes da SRS com os cursos oferecidos pela instituição. O encontro foi uma iniciativa do IFMG, com o objetivo de discutir propostas de projetos que possam ser integradas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do instituto. A reunião visou a criação de projetos de pesquisa que atendam às necessidades específicas da região e ao desenvolvimento de ações vinculadas à realidade dos serviços de saúde locais.

Neste contexto, as instituições se uniram para explorar temas de interesse comum, com vistas a desenvolver iniciativas que impactem positivamente não apenas a Unidade Regional de Saúde (URS), mas também os 51 municípios da macrorregião de Saúde Leste.

Projetos de pesquisa, cursos de formação e outras ações educacionais foram alguns dos tópicos abordados como potenciais áreas de colaboração. Durante o encontro, foram discutidas diversas frentes de trabalho que a Regional vem desenvolvendo, com foco especial em Vigilância em Saúde e Gestão, áreas que possuem grande potencial para o fortalecimento de parcerias interinstitucionais.

O epidemiologista do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Governador Valadares, Luiz Patrício Neto, enfatizou a importância da criação de um canal de comunicação eficaz entre a formação e os serviços de vigilância epidemiológica. Ele sugere que, além das ações e serviços específicos oferecidos por ambas as partes, o aspecto mais significativo foi a construção de uma relação colaborativa e afirma que a colaboração mútua entre a formação e o serviço é fundamental para melhorar a prática e garantir uma resposta mais eficiente às necessidades de vigilância epidemiológica.

O encontro reuniu as áreas técnicas da SRS Governador Valadares como: os Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, a Coordenação de Gestão e o superintendente regional de Saúde, Romulo Gusmão. A ação integra uma iniciativa que visa mapear e colaborar com instituições e atores estratégicos para enfrentar os desafios sanitários da macro Leste.

A reunião foi uma oportunidade para identificar ações que possam ser estendidas aos municípios da macrorregião, contribuindo para o aprimoramento dos serviços de saúde, por meio de colaborações que envolvem tanto a pesquisa e a extensão, quanto a capacitação e sensibilização dos profissionais.

Parceria com o IFMG

Permitirá a criação de projetos de pesquisa alinhados com as necessidades específicas da região onde o instituto está localizado. Além disso, possibilitará o desenvolvimento de ações que estejam diretamente conectadas com a realidade em que a vigilância em saúde opera, garantindo que as atividades e intervenções realizadas pela área sejam mais eficazes e adaptadas às demandas locais, afirma Guilherme Nery Freire, referência da Vigilância Epidemiológica de Governador Valadares.

Os resultados esperados incluem a incorporação das propostas discutidas no PDI do IFMG, seguido pela implementação concreta das ações acordadas. O sucesso dessa parceria será avaliado a partir do impacto gerado nos serviços de saúde da região e pelo fortalecimento das capacidades técnicas dos profissionais envolvidos.

O diretor-geral do Campus Governador Valadares, Tonimar Sena, destacou a importância do encontro. "Esta reunião foi importante para que o IFMG compreendesse melhor as necessidades e demandas da Superintendência, especialmente em áreas como meio ambiente, segurança do trabalho e planejamento logístico que têm um impacto direto na qualidade de vida e saúde da população local”, disse ele que ainda enfatizou o interesse no fortalecimento e presença na região, ao contribuir ativamente para as políticas municipais e regionais. "Além disso, a reunião nos permitiu identificar como podemos colaborar por meio de projetos de pesquisa, estágios e outras atividades acadêmicas e de extensão que podem ajudar a atender as necessidades levantadas pela superintendência", afirmou.

Por: Sarah Monteiro - estagiária sob supervisão
Fotos: Sarah Monteiro
Revisão: Ana Paula Batista