Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto promove colóquio com o tema: "A preservação do patrimônio em Minas Gerais”
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Preto promove colóquio com o tema: "A preservação do patrimônio em Minas Gerais”

publicado: 08/11/2017 07h59, última modificação: 08/11/2017 08h01

O Núcleo de Estudos da Arte Luso-Mineira (NEALUMI) do Campus Ouro Preto promove, de 06 a 08 de dezembro, seu primeiro colóquio, com o tema “O Patrimônio em Minas Gerais: preservação e difusão dos acervos culturais”.

O evento irá discutir o patrimônio cultural a partir de uma perspectiva interdisciplinar, onde serão abordados estudos elementares para o conhecimento e preservação dos acervos culturais mineiros. Destaca-se a importância da história da arte, história social, arquitetura e conservação e restauração.

Dessa forma, o colóquio buscará abrir espaço dentro do calendário nacional de eventos com enfoque nos debates em História da Arte e Restauração, oferecendo uma programação rica e diversificada, como palestras, comunicações e mesas redondas. Para isso, contará com a participação de docentes de renome em defesa e pesquisa do patrimônio cultural a fim de promover uma rica troca de conhecimento.

Inscrições e programação

O prazo para submissão de artigos termina no dia 13 de novembro (as orientações estão disponíveis no site do evento). Já as inscrições na categoria ouvinte podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro pelo site da Funarbe.

A programação completa está disponível aqui.

Sobre o Núcleo

O NEALUMI (Núcleo de Estudos da Arte Luso Mineira) é formado por professores e alunos de graduação do Campus Ouro Preto, bem como por pesquisadores colaboradores oriundos de outras instituições. Tem por objetivo realizar uma pesquisa sistemática sobre pintores, escultores e arquitetos atuantes em Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX (desde que possuam influência de modismos portugueses) e sobre os quais existe pouco ou nenhum material escrito. O núcleo propõe estudos interdisciplinares, com estudos de documentos primários, visitas a monumentos e discussão de textos diversos, de autores portugueses e brasileiros, como os da lavra de Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, Adalgisa Arantes Campos, Eduardo Pires de Oliveira, Beatriz Coelho e Isabel Lago.

Colóquio Nealumi FB.png

(Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto)