Notícias
Campus Sabará tem projeto selecionado em edital da Setec para Oficinas 4.0
O projeto de um ponto de entrega voluntária (PEV) de materiais recicláveis automatizado, garantiu a participação do Campus Sabará em edital da Setec que selecionou 40 trabalhos de todo o Brasil. O objetivo é escolher propostas de instituições da Rede Federal para a implementação de um programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas 4.0, combinadas ao empreendedorismo e à inovação.
O PEV automatizado funciona com um sensor de identificação dos tipos e volume de materiais recicláveis. A pessoa entrega os resíduos e a máquina faz a seleção de forma automatizada, para que já cheguem pré-triados aos catadores. A Associação Mãos Amigas de Catadores de Materiais Recicláveis de Sabará é um dos parceiros do IFMG nesse projeto de extensão, que conta com uma equipe de oito professores (representantes de todos os eixos tecnológicos do Campus) e 5 alunos bolsistas.
A professora Aline Figueiredo, vice-coordenadora do projeto, conta que a ideia nasceu da experiência no doutorado pelo Programa de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, firmado através de convênio entre o IFMG e a instituição. “Na minha tese, proponho criar um modelo de centro de desenvolvimento tecnológico voltado a tecnologias de gestão de resíduos sólidos urbanos, com foco a inclusão sócioprodutiva de catadores do município de Sabará”, explica. Segundo ela, a expectativa é que o projeto seja concluído em até 10 meses a partir de março, com o desenvolvimento do primeiro protótipo ainda neste ano.