Notícias
Comissão de Ética no Uso de Animais seleciona novos membros
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/IFMG) está selecionando até o dia 6 de dezembro, docentes e técnicos-administrativos interessados em compor o quadro de membros do próximo biênio. A ação é capitaneada pela Pró-Reitoria de Inovação Pesquisa e Pós-Graduação (PRIPPG).
A CEUA/IFMG é uma comissão interdisciplinar e independente que atua para assegurar que o uso de animais em atividades de ensino e pesquisa no IFMG, cumpra os princípios éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Os interessados devem acessar o link abaixo:
Clique Aqui | Chamada Membros da CEUA - Formulários Google
Com responsabilidades que vão além do cumprimento das normas, a CEUA/IFMG atua diretamente na avaliação e autorização de procedimentos e protocolos envolvendo animais, garantindo que toda atividade científica respeite a legislação vigente. Além disso, a comissão disponibiliza informações sobre normas e diretrizes do CONCEA, realiza atualizações junto ao Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (CIUCA) e faz análises rigorosas dos projetos pedagógicos e experimentais propostos na instituição.
A CEUA é composta por nove membros efetivos, sendo:
> Docentes representantes do Instituto da área da saúde, sendo pelo menos um biólogo de formação;
> Docentes ou técnicos administrativos representantes de outros setores relacionados à área da Saúde;
> Docentes representantes das Ciências Agrárias, sendo pelo menos um médico veterinário de formação. É desejável também a inclusão de um zootecnista de formação.
> Pelo menos um representante indicado por Sociedade Protetora de Animais, legalmente estabelecida, com representatividade no Estado de Minas Gerais;
> Pelo menos um docente da área de Ciências Exatas ou Ciências Humanas;
> Pelo menos um discente de graduação ou pós-graduação devidamente matriculado no IFMG.
Clique Aqui | Resolução nº 5, de 15 de março de 2018
A Comissão possui portaria com validade de 2 anos e possibilidade de recondução. A função do membro é voluntária e gratuita.
Saiba mais: