Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em parceria com a Petrobras, IFMG oferta qualificação profissional em Betim no Programa Autonomia e Renda

Curso contempla área de abrangência da Refinaria Gabriel Passos (Regap). Inscrições terminam no dia 20 de setembro. Ao longo de quatro anos, IFMG vai ofertar, no total, 340 vagas, distribuídas em cursos FIC e técnicos nos campi Betim, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.
publicado: 12/09/2024 10h35, última modificação: 12/09/2024 20h54

Fruto de iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais, o Programa Autonomia e Renda está com inscrições abertas no IFMG para o curso “Mecânico de Máquinas Industriais”, ofertado em Betim.

Inscrições

São disponibilizadas 30 vagas e os interessados têm até o dia 20 de setembro para enviar a documentação exigida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma on-line por meio do link: https://autonomiaerenda.com.br. Em Betim, há um ponto de atendimento e orientação presencial no campus (endereço: Rua Itaguaçu nº 595, São Caetano), em dias e horários descritos no item 5.3.1 do edital.

Funcionamento

As atividades têm duração de 10 meses no modo presencial, de segunda a sexta-feira no turno noturno e, esporadicamente, aos sábados (carga horária de 452h), no Campus Betim.

O programa vai oferecer cursos de qualificação profissional, prioritariamente, para pessoas em condições de vulnerabilidade e exclusão social, sem vínculo formal de emprego e de baixa renda, com 18 anos ou mais, moradoras da área de abrangência das operações da Petrobras – Refinaria Gabriel Passos (Regap) – em Betim, Ibirité e Sarzedo.

As vagas são destinadas, preferencialmente, para pretos e pardos, mulheres, indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas transgêneros, transexuais ou travestis, e pessoas refugiadas.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período do curso. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais.

Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Seleção e certificação

A seleção dos candidatos será realizada por meio de Sorteio Público Eletrônico, transmitido via YouTube (https://www.youtube.com/@FAIFSUL).

Somente terá direito ao certificado o cursista que obtiver o aproveitamento mínimo estabelecido no curso e a frequência mínima de 75% da carga horária total. O certificado vai ser entregue ao final, após a conclusão de todos os componentes curriculares.

Sobre o programa

O Programa Autonomia e Renda pretende ofertar aproximadamente sete mil vagas, em nível nacional, dos cursos de formação profissional nos níveis técnico subsequente ao ensino médio e de qualificação profissional.  As capacitações estão relacionadas ao eixo tecnológico de controle e processos industriais. O objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras.

A iniciativa foi instituído por meio de convênio entre a Petrobras e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSUL), e através do acordo de colaboração técnica celebrado com os seguintes IFs: IFMG, IFES, IFRJ, IFF, IFSP, IFPE, IFPR, IFRS e IFSUL.

Com a oferta de cursos gratuitos de alta qualidade, a concessão de bolsas-auxílio e outros benefícios, o programa visa ampliar a oportunidade de trabalho e transformar a vida dos participantes, proporcionando melhores condições de empregabilidade e autonomia financeira.

No IFMG

Ao longo de quatro anos, o Instituto Federal de Minas Gerais vai ofertar, no total, 340 vagas, distribuídas em quatro cursos FIC e quatro cursos técnicos subsequentes, nos campi Betim, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.

Betim: cursos FIC Mecânico de Máquinas Industriais (em oferta) e Isolador de Tubulações; técnico subsequente em Mecânica.

Santa Luzia: curso FIC Auxiliar de Serviços Diversos.

Ribeirão das Neves: curso FIC Montador de Andaimes e técnico subsequente em Soldagem.

Sabará: cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica e em Automação Industrial.

De acordo com a coordenadora do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFMG, Silvia  Almeida, “é muito importante que as instituições estejam atentas a ofertar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo-as como participantes, também, do ensino na rede pública federal e em parceria com uma empresa de tamanha relevância estratégica para o país”, considera.

"Por meio desse programa, pretendemos ampliar as oportunidades de empregabilidade de pessoas que moram nas redondezas de nossas áreas de operação. Com acesso à qualificação técnica, elas estarão mais preparadas para concorrer às vagas disponibilizadas pelo setor", afirma o gerente geral da Regap, Edmilson Santos.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

ACESSE O EDITAL