Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enade das licenciaturas: edição 2024 tem novas regras

Enade das licenciaturas: edição 2024 tem novas regras

Exame passa a ter dois tipos de avaliação: teórica e prática. A avaliação prática incluirá a análise das competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios.
publicado: 12/09/2024 14h20, última modificação: 12/09/2024 14h20

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 traz novas regras que serão implementadas já na edição deste ano, com o objetivo de aperfeiçoar os processos avaliativos dos cursos de formação docente. As principais mudanças envolvem as matrizes de referência e os objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso.

Clique aqui | Acesse o Edital 124

Além de um novo modelo de itens, o exame contará com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Ou seja, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação: teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.

Clique aqui | Acesse o cronograma de Avaliação Teórica

Clique aqui | Acesse o cronograma de Avaliação Prática

A aplicação das provas ocorrerá no dia 24 de novembro e terá duração de 4 horas e 30 minutos. A estrutura do exame será composta por dois componentes: o de Formação Geral Docente, com 27 questões de múltipla escolha, e o componente específico das diversas áreas, com 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.

Cursos participantes:

Campus Bambuí

• Ciências Biológicas

• Educação Física

Campus Congonhas

• Letras – português/inglês

Campus Formiga

• Matemática

Campus Ouro Branco

• Pedagogia

Campus Ouro Preto

• Geografia

Campus São João Evangelista

• Matemática

• Ciências Biológicas

O Enade é componente curricular obrigatório e a regularização da situação do aluno é condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

registrado em: