Notícias
Engenharia Mecânica do Campus Arcos obtém nota 5 em avaliação do MEC
O bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus Arcos conquistou o conceito 5, em escala que vai de 1 a 5, após avaliação de uma equipe do Ministério da Educação para reconhecimento do curso, ocorrida entre os dias 20 e 22 de junho. A nota 5 indica que o curso está em um padrão de total excelência, segundo os critérios do MEC.
O conceito é obtido a partir da análise detalhada de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso. Para isso, são utilizados como fontes de consulta o projeto pedagógico, o Plano de Desenvolvimento Institucional e as políticas de formação docente. “Hoje é um dia de muita alegria, e essa alegria nos move primeiro para o agradecimento a toda equipe do IFMG Arcos. Agradeço ainda a equipe da Reitoria e todos e todas que de forma direta ou indiretamente ajudaram no processo de avaliação do curso. A certeza é que saímos muito felizes desse processo de avaliação e ainda mais motivados para continuar o trabalho de formar profissionais com alta competência técnica, e sobretudo, pessoas comprometidas com a sociedade e o país", celebrou Charles Diniz, diretor da unidade.
Segundo o professor Luiz Augusto Ferreira, coordenador do curso, a avaliação foi feita de forma virtual, com toda a documentação e estrutura do Campus apresentadas por videoconferência. “Foram três dias de reuniões e análises de documentos. Avaliação pesada, desgastante, mas no final das contas deu certo e o resultado foi bem satisfatório”, comemorou.
Sobre o curso
O bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus Arcos teve início em 2016 e conta hoje com 122 alunos e alunas matriculados. O último processo seletivo aconteceu no final do ano passado, quando 50 vagas foram abertas. O objetivo é formar profissionais qualificados para atuarem no desenvolvimento e supervisão de projetos nas áreas de mecânica industrial e mecânica térmica.
O curso tem duração de 10 semestres, nos quais o aluno é preparado para otimizar, projetar, instalar, manter e operar sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção. Um dos diferenciais é o Trabalho Acadêmico Integrador (TAI), no qual se trabalha a interdisciplinaridade a partir de temas centrais. A partir do TAI, os alunos desenvolvem capacidades e competências de trabalho em equipe, raciocínio e gerenciamento de projetos.