Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe da Dirae realiza visita nos campi Piumhi e Arcos

Equipe da Dirae realiza visita nos campi Piumhi e Arcos

Ação visa aproximar as Coordenações de Assistência Estudantil e os estudantes dos campi com os assistentes sociais da Dirae.
publicado: 03/10/2024 15h23, última modificação: 03/10/2024 15h23

Nos dias 23 e 24 de setembro, a equipe de assistentes sociais da Diretoria de Assuntos Estudantis visitou os campi Piumhi e Arcos, respectivamente. A visita foi acompanhada pela Diretora de Assuntos Estudantis, Cristiane Diniz e os assistentes sociais Allysson Morais, Helena Pedro. Além disso, representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios, aproveitaram o momento para explicar sobre o Cadastro Único (CadÚnico) -  como ferramenta de acesso para alguns programas sociais do Governo Federal - e apresentar os direitos relacionados ao cadastro.

Segundo a diretora de Assuntos Estudantis, o objetivo do encontro foi apresentar os detalhes do processo seletivo da Bolsa Permanência do IFMG tanto para a Coordenação da Assistência Estudantil do campus quanto para os estudantes.

Dirae (3).jpeg

No campus Piumhi, além do CRAS, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estiveram participando desse encontro com os estudantes. Na oportunidade, informações sobre direitos relativos ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; e também à proteção e acolhimento aos direitos que estão ameaçados ou efetivamente violados, independente de realidade socioeconômica foram alguns dos temas abordados.

Já no campus Arcos, a coordenadora do CRAS, Elisabete Ribeiro, detalhou os benefícios do CadÚnico, incluindo o ID Jovem, um documento gratuito que possibilita ao jovem de baixa renda o acesso a diversos benefícios como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional; e isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.