Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Mecânica e Eletrotécnica participam de visita técnica em Ouro Preto

Notícias dos Campi

Grupo de alunos do Campus Conselheiro Lafaiete tiveram a oportunidade de conhecer os museus históricos de Ouro Preto, além de participar de atividades interativas na área de Geografia.
publicado: 12/09/2024 11h15, última modificação: 12/09/2024 11h15

No último dia 6 de setembro, um grupo de estudantes dos cursos de Mecânica e Eletrotécnica do campus Conselheiro Lafaiete esteve no campus Ouro Preto para uma visita técnica. Uma parte dos estudantes teve a oportunidade de conhecer os museus no centro histórico da cidade, em uma atividade organizada pelo professor de história, Carlos Cruz. Enquanto isso, os demais participaram de oficinas de Geografia no campus, conduzidas pelo professor Venilson Fonseca.

As oficinas de Geografia incluíram três atividades principais: uma sobre solos, uma experiência interativa com a "sandbox" e quizzes geográficos. Na primeira, os estudantes aprenderam sobre a formação de solos e o processo de intemperismo, criando tintas naturais a partir de amostras de solo. A oficina ofereceu uma abordagem prática e criativa, unindo ciência e arte ao transformar as amostras de diferentes texturas e cores em pigmentos para tintas artesanais.

op6.jpegA "sandbox", ferramenta utilizada para ensinar curvas de nível, permitiu que os alunos moldassem a areia para simular diferentes formas de relevo, como montanhas e vales. Com o auxílio de um projetor e sensores, foi possível observar em tempo real como as variações de relevo são representadas em mapas topográficos.

Já na oficina de quizzes, os estudantes foram desafiados a responder perguntas sobre capitais, países e fenômenos naturais, promovendo uma competição saudável e divertida. Essa atividade, além de dinâmica, reforçou o aprendizado de forma interativa, estimulando a memorização e o raciocínio rápido.

No centro histórico de Ouro Preto, os alunos da disciplina de História exploraram a antiga Vila Rica, observando suas serras, vegetação, construções coloniais e a arquitetura barroca das igrejas, além de interagirem com os comerciantes locais na feira de artesanato. A atividade proporcionou uma compreensão mais profunda do patrimônio histórico-cultural da cidade e sua relevância para a história do Brasil, especialmente no período colonial.

Na parte da manhã, os alunos do 1º ano de Eletrotécnica visitaram a Casa dos Contos, um casarão construído entre 1782 e 1787, que hoje abriga o Museu da Moeda e do Fisco, além de exposições sobre o Ciclo do Ouro. O edifício, originalmente residência do cobrador de impostos João Rodrigues de Macedo, também foi sede da Casa de Fundição, onde o ouro era fundido e marcado com o selo da Coroa Portuguesa após o pagamento de tributos.

op9.jpeg

Já na parte da tarde, os estudantes do 1º ano de Mecânica visitaram o Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes. Guiados por explicações detalhadas sobre a história de Ouro Preto e de Minas Gerais, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o acervo do museu e visitar o Panteão dos Inconfidentes, onde estão guardados os restos mortais de alguns participantes do movimento de 1789.

A visita técnica ofereceu aos alunos uma imersão tanto na história quanto na geografia de Ouro Preto, proporcionando uma experiência enriquecedora e multidisciplinar.