Acontece nos Campi
Fórum Mineiro Pró-Bancos Comunitários debaterá iniciativas de economia popular e solidária
Será realizado, no dia 30 de abril, o Fórum Mineiro Pró-Bancos Comunitários. O evento acontecerá, das 16h às 18h30, de forma online, e, dentre as discussões, busca-se debater a construção de perspectivas econômicas para os territórios, pelo viés da Economia Solidária.
Além disso, a atividade também tem como objetivo o fomento do debate acerca da criação de novos BC’s em Minas Gerais, levando em consideração o exemplo do banco de Sevilha, construído a partir de projeto de extensão do IFMG - Campus Ribeirão das Neves.
Sobre os Bancos Comunitários:
Pensado para gerar trabalho e renda para a comunidade e incentivar a produção e consumo local, o Banco Comunitário é um serviço financeiro solidário, organizado a partir dos princípios da Economia Solidária, que considera: a propriedade coletiva, autogestão, democracia direta e autonomia financeira. Além disso, esse sistema trabalha com a tarefa de reorganizar as economias locais.
Seu objetivo é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes de produção e consumo. Baseando-se no apoio às iniciativas da economia popular em seus diversos âmbitos, como: de pequenos empreendimentos produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização e o vasto campo das pequenas economias populares.
As atividades principais do Banco são os serviços financeiros como abertura de conta, transferências, pagamentos, cobranças, e oferta de crédito que pode ser produtivo, para consumo ou habitacional.
Histórico do Fórum junto ao IFMG:
Em 2021, foi criado no Campus Ribeirão das Neves o projeto de extensão “Banco Comunitário Sevilha”, que durante seis meses ofereceu aporte à comunidade do bairro Sevilha e adjacências, para a criação de um banco local. Após seis meses de realização, o projeto foi encerrado — em dezembro do mesmo ano — e a população seguiu com as articulações para a formalização do sistema que, neste ano de 2022, inicia suas atividades.
De acordo com Márcio Rosa Portes, morador do Bairro Sevilha em Ribeirão das Neves e membro do Banco Comunitário Sevilha, “o IFMG teve uma participação fundamental na articulação, sensibilização e apoio à organização comunitária para a criação deste banco e agora na ampla divulgação do Fórum Mineiro para os 18 campi”.
Inscrições:
Para participar do debate, acesse o formulário de inscrição. O link de acesso à reunião será disponibilizado a partir do preenchimento.
Mais informações: executiva.bcs@gmail.com