Notícias
Gestores do IFMG participam de evento com representantes do CONIF
No dia 28 de maio, a Reitoria do IFMG sediou mais uma edição do “Capacita IFMG”, evento proposto pela Pró-reitoria de Gestão com Pessoas (Progep), visando promover ações de intercâmbio de conhecimentos entre gestores do IFMG e agentes externos.
Nesta 5ª edição, o IFMG recebeu dois representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o diretor executivo, Alexandre Bahia, e a diretora de relações institucionais e governamentais, Fernanda Torres. A pauta central é a discussão de temas cruciais para o desenvolvimento, defesa e fortalecimento da rede federal de ensino, além das ações executadas pelo Conif no âmbito político.
A pró-reitora de Gestão com Pessoas, Heloísa Cristina Pereira, explica que o Capacita IFMG tem por objetivo desenvolver competências por meio de formação para as lideranças sobre gestão e conhecimentos pertinentes ao contexto da gestão educacional do IFMG.
Durante o evento, uma ampla gama de tópicos foi discutida. A apresentação do Conif proporcionou uma visão abrangente das diretrizes e objetivos do conselho no que tange ao fortalecimento da rede federal. Um dos pontos centrais das discussões foi a análise de risco político e sua relação com às instituições de ensino que compõem a rede. Em um contexto de constantes mudanças e desafios, compreender e antecipar os impactos políticos torna-se crucial para o planejamento estratégico das instituições.
Além disso, no dia 29, servidores do IFMG, entre eles, os diretores de desenvolvimento institucional (DDI), Wilson Costa e do Campus Ibirité, Gustavo Pessoa, apresentaram a infraestrutura, bem como as instalações do campus aos membros do Conif.
Sobre o Conif
É uma entidade política formada por 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que são representados pelos dirigentes máximos de cada uma delas. Trata-se de uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. O Conselho atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.