Notícias
Campus Betim realiza primeira edição do “Oscar da Física”
O Campus Betim realizou, na quarta-feira, 3 de dezembro, a primeira edição do Oscar da Física, projeto pedagógico que busca incentivar a aprendizagem ativa, a criatividade e o protagonismo estudantil no ensino de Física. Participaram da ação estudantes do 1º ano dos cursos técnicos integrados, responsáveis pela produção de vídeos experimentais com base nos conteúdos estudados ao longo de 2025.
Coordenado pela professora substituta Samira Domingos, o projeto utiliza os princípios da sala de aula invertida. Os estudantes pesquisam, planejam e executam experimentos, produzindo vídeos em que apresentam fenômenos físicos de forma criativa e acessível. Segundo Samira, o formato lúdico e colaborativo tem impacto direto no engajamento dos alunos. “Apesar de já ter realizado e participado de outras edições, essa edição do Oscar da Física no IFMG foi realmente muito especial. O engajamento e dedicação dos alunos se refletiu na alegria durante a premiação. Nunca presenciei um público tão animado, com torcidas fortes, energia vibrante a cada vídeo revelado e uma enorme comemoração aos vencedores. Foi incrível!”, destacou.
Nesta primeira edição no Campus Betim, foram inscritos 37 vídeos, dos quais 14 concorreram em cinco categorias: Melhor Vídeo, Melhor Experimento, Melhor Roteiro, Vídeo Mais Criativo e Vídeo Mais Curtido no YouTube. Os indicados foram revelados apenas durante a cerimônia de premiação, realizada no auditório do campus, o que aumentou a expectativa entre os estudantes. A banca avaliadora foi composta pelos professores do IFMG Gabriel Mendes, Tiago Cruvinel e Maria Luiza Pertence, além de Kelly Faêda, da PUC Minas.
Para Samira, a realização da primeira edição no campus abre caminho para novas possibilidades. “Estou muito animada para ampliar a quantidade de turmas na próxima edição. Pretendo expandir o projeto dentro do próprio Campus Betim e gostaria muito de convidar meus colegas docentes de Física dos outros campi a se juntarem ao projeto. Seria incrível realizarmos uma premiação grandiosa com vídeos de todo IFMG”, projeta.
Confira a lista dos vídeos vencedores
Melhor Roteiro: “Inércia em Pessoa”
Alunos: Gustavo Prado, Luis Guilherme Litiere, Lorenzo Moraes, Enzo dos Santos e Náyane Silva
Melhor Experimento: “G5 no Espaço”
Alunos: Miguel da Silveira, Gabriel Martins, Daniel Terzioglo, Kauan de Assis e Isaac da Silva
Melhor Vídeo: “A Paixão de Newton”
Alunos: Joseir Conceição, Miguel Carvalho, Rayana Peixoto e Victor Tolentino
Vídeo Mais Criativo: “A Lei da Vida”
Alunos: Heloisa Belas, Italo Chaves, Marco Guimarães e Vitor Ferreira
Vídeo Mais Curtido: “Aprendendo Juntos”
Alunos: Ana Alice Pereira, Gabriel Segfied e Amanda Costa
Sobre o Oscar da Física
A iniciativa é coordenada pela professora Samira Domingos, que aplica o projeto nas instituições onde leciona desde 2015. Em 2017, o Oscar da Física passou a ser realizado na PUC Minas, onde ganhou formato semestral em parceria com a professora Kelly Faêda, que segue conduzindo o projeto na universidade mesmo após a saída de Samira. Em 2025, a iniciativa alcançou sua 13ª edição.
