Você está aqui: Página Inicial > Notícias > giro_campi > Campus Governador Valadares forma brigadistas em parceria com o Corpo de Bombeiros
conteúdo

Notícias

Campus Governador Valadares forma brigadistas em parceria com o Corpo de Bombeiros

Treinamento reuniu servidores e terceirizados para capacitação em primeiros socorros e combate a incêndios.
publicado: 11/11/2025 13h53, última modificação: 11/11/2025 13h53

O Campus Governador Valadares, em parceria com o 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), promoveu no dia 24 de outubro o Curso de Formação de Brigada Orgânica de Combate e Prevenção de Incêndios. Realizada nas dependências do campus, das 8h às 17h, a atividade reuniu 22 profissionais, entre docentes, funcionários terceirizados e técnicos-administrativos que atuam em diversos setores do Instituto, como Ensino, Administração, Gabinete, Comunicação, Gestão de Pessoas, Extensão e Laboratórios.

A formação foi conduzida pelos sargentos André Vinícius Gonçalves de Lima e Yuri Barbosa Esteves, com suporte do sargento Jaso Whiter da Silva e do cabo Welton Luiz Alves Laia. O conteúdo foi dividido em duas frentes principais: práticas de primeiros socorros e técnicas de prevenção e combate a incêndios.

Na parte voltada aos primeiros socorros, os participantes aprenderam a avaliar riscos iminentes, identificar mecanismos de lesão, reconhecer sinais e sintomas de obstrução de vias aéreas em adultos, crianças e bebês e realizar manobras de salvamento. Também foram apresentadas técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em vítimas conscientes e inconscientes e o uso de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA).

Já na etapa sobre prevenção e combate a incêndios, conduzida pelo sargento Yuri Barbosa Esteves, foram abordados temas como funções da brigada, controle do pânico, combate ao princípio de incêndio, recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros, além de classes de incêndio, métodos de extinção e agentes extintores.

O curso foi organizado pela servidora Mirian Pascoal da Silva, técnica de enfermagem e chefe de Gabinete. Segundo ela, “a formação cumpriu o objetivo de capacitar os participantes para atuarem de forma preventiva e emergencial em situações de risco, contribuindo para a segurança da comunidade acadêmica e a promoção de um ambiente institucional mais seguro”.