Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG e associação do Senegal assinam protocolo de intenções para formação de mulheres rurais

Curso será realizado no Campus São Jõao Evangelista e pretende trabalhar em prol do desenvolvimento rural sustentável, com atenção especial às mulheres rurais.
publicado: 09/09/2024 16h27, última modificação: 13/09/2024 11h50

Na manhã de sexta-feira, 6 de setembro, o IFMG  e a Associação Humanitária Yirwa, do Senegal, assinaram o Protocolo de Intenções, que visa a cooperação recíproca em atividades de  ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. O objetivo do protocolo é dar viabilidade para implantação do projeto “Intercâmbio Brasil - Senegal: Formação em Agroecologia para mulheres Rurais” que será realizado no Campus São João Evangelista.

A assinatura do protocolo foi realizada pelo reitor, Rafael Bastos Teixeira, e pelo presidente da associação, Ibrahima Djitté. Também estavam presentes no encontro a deputada estadual Andreia de Jesus, a servidora da Diretoria de Relações Internacionais, Cátia Barros de Souza, o diretor-geral do Campus São João Evangelista, Flávio Puff, o coordenador do Setor de Extensão, Esporte e Cultura (SEEC), José Leonardo Oliveira Rodrigues, e Shirlene Barbosa, técnica do SEEC, coordenadora e idealizadora do projeto, além de membros da associação e servidores do IFMG.

Este projeto é fruto da articulação entre a assessoria da parlamentar Andreia de Jesus e o IFMG Campus SJE e visa capacitar mulheres rurais do Senegal e do Brasil por meio de ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar em bases agroecológicas. O projeto também busca intensificar a participação social, a organização produtiva e o acesso a mercados, promovendo a conquista de autonomia e a afirmação do protagonismo feminino, a valorização do espaço rural e a permanência das mulheres em seus territórios.

O intercâmbio vai selecionar 7 alunas seleganesas e 13 brasileiras para a formação em Agroecologia. O curso está ancorado em três grandes áreas: organização social, produção e processamento, e acesso ao mercado, e tem como objetivo oferecer formação técnica, formação social e formação para a cidadania.

Conheça a Associação Humanitária Yirwa:

A Associação Humanitária Yirwa, fundada em 2019, trabalha em prol do desenvolvimento rural sustentável, com atenção especial às mulheres e a educação de crianças e jovens. Também desenvolve ações que visam responder às demandas locais, como manter os (as) estudantes na escola, promover a construção de perspectivas de permanência no território e, ainda, contribuir para melhorar as condições econômicas e sociais das comunidades locais, especialmente para as mulheres e jovens.

A associação também faz doações de absorventes íntimos e material escolar, promove cuidados com a saúde reprodutiva e organiza oficinas sobre boas práticas para produção agrícola com ênfase na formação em agroecologia e empreendedorismo feminino.