Notícias
Inscrições abertas para o curso “Enfrentando o Assédio Moral e Sexual e a Violência de Gênero nas Instituições Públicas”
Fruto de um trabalho idealizado pelo Coletivo Basta! do IFMG e em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso “Enfrentando o Assédio Moral e Sexual e a Violência de Gênero nas Instituições Públicas” está com inscrições abertas até o dia 01 de setembro.
A capacitação será realizada virtualmente, pela plataforma do Zoom, no período de 9 a 20 de setembro deste ano. Podem se inscrever servidores públicos das redes municipais, estaduais e federais.
Clique aqui | Inscreva-se para o curso
Os objetivos do curso são: Conceituar violência de gênero, assédio sexual e assédio moral; Reconhecer as obrigações legais acerca do recebimento de denúncias e seus encaminhamentos, com foco especial na escuta ativa e escuta especializada; Discutir sobre as formas de acolhimento de denúncias e suas dificuldades; Analisar as obrigações e possibilidades de ação após o acolhimento inicial e Praticar as habilidades de acolhimento, produção de registro e encaminhamento de denúncias.
Parceria
A parceria junto ao ENAP nasceu de uma articulação via Ouvidoria Geral do IFMG com o apoio da Cordenadoria de Cultura, Esporte e Lazer (CCEL/ProexC) junto à Ouvidoria Geral da União (OGU) da Controladoria-Geral da União (CGU). Após reuniões entre IFMG, ENAP e OGU/CGU desenvolveu-se esta proposta de curso voltada para instituições públicas municipais, estaduais e federais. Essa será a primeira oferta, com uma turma piloto, e será ministrada pela professora Ludmila Murta, do Campus Sabará. A expectativa é que outras turmas sejam ofertadas futuramente.
Além disso, uma proposta de capacitação também faz parte das ações que se concretizaram na formação de um Grupo de Trabalho (GT) que irá construir a Política de Prevenção e Enfretamento à Violência de Gênero, Assédio Sexual e Assédio Moral do IFMG, conforme Portaria nº 321/2024. O GT é composto pelas integrantes do Coletivo e servidores da Proen, PeoexC, Progep, Ouvidoria, Corregedoria e Diretoria de Integridade e Normas. A finalidade deste GT é revisar a minuta da política construída pelo Coletivo Basta!, realizar uma consulta pública do documento, submetê-lo ao Conselho Superior para aprovação e, posteriormente, realizar uma campanha institucional.
Saiba mais:
Clique Aqui | Ouvidoria debate estratégias de combate a violência de gênero e assédio