Notícias
Nota oficial: sobre a flexibilização da jornada de trabalho no IFMG
Diante da repercussão alcançada, a Reitoria vem a público reforçar que garantir o atendimento ininterrupto dos setores e possibilitar a flexibilização da jornada dos servidores técnico-administrativos foi um dos principais compromissos assumidos pela atual Gestão e, assim, reconhece sua necessidade e importância.
A Reitoria esclarece a toda comunidade do IFMG que não existe qualquer projeto da Gestão para acabar com as 30 horas, o que seria uma contradição com todo o trabalho realizado até aqui. A flexibilização continua.
Muito embora o trabalho sempre tenha sido pela manutenção do modelo em funcionamento no IFMG, o fato é que a instituição recebeu notificação oficial da Controladoria Geral da União (CGU), com o resultado de uma auditoria realizada em várias instituições de ensino, determinando revisão dos processos de flexibilização da jornada dos servidores, especialmente uma melhor definição de “público” atendido pelo IFMG.
Foi realizada reunião com a CGU no intuito de obter maiores informações e encaminhado à Procuradoria Federal ofício solicitando esclarecimentos sobre as recomendações recebidas do órgão de controle federal.
Alterações na flexibilização poderão acontecer, mas, certamente, a grande maioria dos processos atendem ao entendimento do que estabelece a CGU, pois a Gestão acredita que a manutenção do atendimento ininterrupto é uma conquista da comunidade acadêmica e de toda a sociedade.
Ressaltamos que a Reitoria fará todo o possível para preservar as conquistas dos últimos anos e permitir, dentro do possível, que a direção dos campi e os setores possam fazer uma análise cuidadosa, de modo a preservar o atendimento aos estudantes e à comunidade acadêmica.
Por fim, a Gestão manifesta o compromisso de continuar lutando para que os ajustes a serem feitos na jornada flexibilizada causem o menor impacto possível no dia a dia dos servidores e do IFMG como um todo.