Notícias
Obras do restaurante estudantil do Campus Piumhi são iniciadas
O IFMG deu início, em setembro, à construção do prédio que vai funcionar como espaço de vivência e alimentação do Campus Piumhi. A obra tem orçamento de R$ 1,4 milhão, recursos viabilizados por meio do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. De acordo com a Diretoria de Administração e Infraestrutura, essa é a primeira obra dos módulos de alimentação que foram projetados especialmente para que os restaurantes se tornem também ambientes de convivência e integração. O projeto de Piumhi faz parte do Programa Consolida, que prevê a implantação de 13 novos restaurantes nos campi.
“Mais do que uma obra de infraestrutura, trata-se de um passo importante na garantia de direitos e na promoção da igualdade de oportunidades”, afirma o diretor-geral do campus, professor Humberto Coelho de Melo.
O restaurante atenderá um total de 180 pessoas por ciclo, podendo chegar a 540 estudantes a cada hora, sendo capaz de acolher os programas de alimentação estudantil promovidos pelo IFMG. O espaço tem o propósito de fornecer refeições balanceadas e de baixo custo à comunidade acadêmica, proporcionando aos alunos alimentação de qualidade e possibilitando sua permanência na instituição em tempo integral. A empresa responsável pelos trabalhos é a Amplo Engenharia e Construção Ltda, com sede na cidade de Pimenta (MG), que venceu a licitação realizada em 2024. O prazo final para entrega da obra é agosto de 2026.
“Termos um restaurante facilita, principalmente, para os alunos de outras cidades”, observa o estudante do Técnico em Edificações, Isaac Samuel. “É importante ter o restaurante estudantil porque nem todos os alunos têm condições de se alimentar em uma cantina paga. Mesmo quem possui bolsa, muitas vezes não consegue cobrir essas despesas mensais”, complementa a aluna da Engenharia Civil, Rafaela Pinto.
Os campi contemplados no Programa Consolida ainda não possuem restaurantes estudantis. De acordo com o diretor de Administração e Infraestrutura, Harlley Torres, o fato de várias unidades do IFMG não estarem próximas a áreas comerciais dificulta a alimentação dos discentes durante o horário de aulas e atividades acadêmicas. Por isso, o restaurante também vai contribuir para a segurança, evitando que os alunos precisem sair da unidade para se alimentar, uma vez que terão acesso a refeições com controle de qualidade e custo reduzido.
Também está prevista a construção de restaurante em dois dos três novos campi do IFMG. Em setembro, foi iniciada a obra do restaurante de João Monlevade, que será a primeira estrutura a ser construída no Parque do Areão, local onde o campus vai funcionar. Já dentro do Programa Consolida, a obra do restaurante do Campus Congonhas, que estava parada há mais de 10 anos, foi a primeira a ser retomada.
Leia mais:
Instituto inicia os trabalhos para construção do Campus João Monlevade
Consolida IFMG: instituto investe em obras e infraestrutura das unidades
