Notícias
Ouvidoria promove encontro de formação em educação étnico-racial
A Ouvidoria promoveu, nos dias 3 e 4 de dezembro, um encontro voltado à formação em educação étnico-racial para os servidores que atuam nas Ouvidorias Locais dos campi da instituição. A iniciativa integra as ações de fortalecimento do acolhimento e do tratamento adequado de denúncias de racismo no âmbito do IFMG.
A capacitação foi conduzida pelas servidoras Ana Paula Rodrigues (Ouvidoria Local do Campus Ribeirão das Neves), Luciana Bessa (Ouvidoria Local do Campus Ipatinga) e Janice Pinho (Ouvidoria Local do Campus São João Evangelista). As três participaram, em 2024, do curso “Formação de Multiplicadores em Educação Étnico-Racial e Protocolo de Acolhimento e Tratamento de Denúncias de Racismo para Ouvidorias”, oferecida em Brasília pela Ouvidoria-Geral da União e pelo Ministério da Igualdade Racial.
Selecionadas entre mais de 3 mil inscritos, as servidoras receberam treinamento para aprimorar práticas antirracistas e garantir uma abordagem humanizada e sensível no acolhimento e tratamento de denúncias. A capacitação contou com aulas expositivas, discussões em grupo, estudos de caso e oficinas práticas, reunindo participantes de diversas regiões do país e promovendo a troca de experiências e a construção coletiva de conhecimento. A participação das servidoras teve o apoio da Reitoria e da Ouvidoria, que reconhecem o papel estratégico da formação de multiplicadores no fortalecimento da rede de atendimento. A partir desse compromisso, foi planejada, em conjunto com as Ouvidorias Locais, a formação realizada nos dias 3 e 4 de dezembro.
Durante o encontro, as servidoras ministraram conteúdos que abordaram temas essenciais para a compreensão e o enfrentamento do racismo no contexto institucional, tais como: conceitos-chave sobre relações étnico-raciais, racismo na formação histórica do Brasil, identidades étnico-raciais e colorismo, branquitude e privilégios estruturais, além das dimensões do racismo - estrutural, institucional e individual. O evento contou ainda com a participação da professora Mônica Barros, chefe do Setor de Diversidade e Inclusão, que apresentou propostas de práticas de educação antirracista.
Além disso, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do IFMG (Resolução nº 47/2025), recém aprovada pelo Conselho Superior, foi apresentada pela ouvidora Marina Contarine e por Mônica Barros, reforçando o compromisso institucional com a promoção de ambientes mais seguros, acolhedores e inclusivos. Durante o evento, foram expostos banners contendo termos e conceitos relacionados à política. A exposição “Espia só: a Ouvidoria tá por aqui”, organizada por Juliana Rodrigues, assistente da Ouvidoria, apresentou monóculos com frases sobre a temática, que ficaram disponíveis para apreciação do público. O objetivo foi despertar a curiosidade e a atenção para um tema tão importante e fomentar a reflexão a partir de um aspecto lúdico entre os participantes.
Participaram da formação, de forma presencial ou on-line, representantes das Ouvidorias Locais dos campi Bambuí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista.
Outras ações da Ouvidoria
Além da formação em educação étnico-racial, a Ouvidoria tem integrado diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento das práticas de escuta, acolhimento e promoção da cidadania, entre elas:
- Participação no “Encontro de Ouvidorias e SICS da Educação”, realizado no Ministério da Educação, em setembro de 2025. Voltado para Universidades e Institutos Federais, o evento promoveu a troca de boas práticas relacionadas ao acesso dos cidadãos aos atendimentos das ouvidorias das instituições de ensino. Na ocasião, a Ouvidoria do IFMG mediou a mesa de boas práticas voltadas às ações afirmativas e à diversidade.
- Participação no II Seminário Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em outubro de 2025, em Manaus/AM. O encontro teve como tema central “Ouvidoria Contemporânea – Inovação, Sustentabilidade e Gestão Pública com Escuta Cidadã”, reunindo especialistas e representantes de ouvidorias de todo o país para discutir desafios e perspectivas da atuação das Ouvidorias.
- Participação na reunião técnica da Rede Mineira de Ouvidorias – Rede Ouvir MG, realizada no auditório do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, também em outubro de 2025. A programação contou com a palestra “Governança de dados e accountability: o papel estratégico da Ouvidoria na cultura da proteção de dados”, ministrada por Danilla Avelar, presidente da Comissão de Direito Digital da OAB-MG. O encontro reforçou a importância da governança de dados e do uso responsável da informação no serviço público.
