Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadora do IFMG participa de seminário sobre extensão rural no Congresso Nacional
conteúdo

Notícias

Pesquisadora do IFMG participa de seminário sobre extensão rural no Congresso Nacional

Fabiana Couto, docente do Campus Bambuí, estava entre os pesquisadores convidados para o evento, ocorrido em Brasília
publicado: 08/01/2025 17h11, última modificação: 08/01/2025 17h11

A professora  Fabiana Couto, docente do Campus Bambuí estava entre os pesquisadores convidados a participar do seminário em homenagem aos  79 anos  da Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil , realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia  6 de dezembro. “Aproveitei a oportunidade para falar da antiga parceria do IFMG com a Emater  e como isso tem afetado positivamente a extensão na nossa região. Apresentei o Instituto, constituído pelos 18 campi espalhados pelo estado, além do Polo de Inovação e como essa capilaridade é importante para formarmos os futuros técnicos, que irão contribuir com o setor agrícola do nosso estado”, destacou a pesquisadora.

 O evento ocorreu na mesma semana em que a Unesco reconheceu o “Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal” como  Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. “Essa conquista é um marco histórico, que confere identidade a Minas Gerais porque valoriza a cultura mineira. Com certeza, este título terá impacto positivo no turismo sustentável do estado e vai permitir cada vez mais o desenvolvimento econômico das regiões onde este queijo é produzido”, comemorou a docente.

Confira o vídeo com a  fala da pesquisadora durante o evento

Dentre as variedades de queijo beneficiadas com esse reconhecimento estão o Queijo Minas Artesanal e também a  variedade Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural. Esse último  foi regulamentado pelo governo estadual em junho do ano passado e a pesquisa realizada pela equipe do IFMG foi fundamental no processo.