Notícias
Pesquisadora do IFMG participa de seminário sobre extensão rural no Congresso Nacional
A professora Fabiana Couto, docente do Campus Bambuí estava entre os pesquisadores convidados a participar do seminário em homenagem aos 79 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil , realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 6 de dezembro. “Aproveitei a oportunidade para falar da antiga parceria do IFMG com a Emater e como isso tem afetado positivamente a extensão na nossa região. Apresentei o Instituto, constituído pelos 18 campi espalhados pelo estado, além do Polo de Inovação e como essa capilaridade é importante para formarmos os futuros técnicos, que irão contribuir com o setor agrícola do nosso estado”, destacou a pesquisadora.
O evento ocorreu na mesma semana em que a Unesco reconheceu o “Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal” como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. “Essa conquista é um marco histórico, que confere identidade a Minas Gerais porque valoriza a cultura mineira. Com certeza, este título terá impacto positivo no turismo sustentável do estado e vai permitir cada vez mais o desenvolvimento econômico das regiões onde este queijo é produzido”, comemorou a docente.
Confira o vídeo com a fala da pesquisadora durante o evento
Dentre as variedades de queijo beneficiadas com esse reconhecimento estão o Queijo Minas Artesanal e também a variedade Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural. Esse último foi regulamentado pelo governo estadual em junho do ano passado e a pesquisa realizada pela equipe do IFMG foi fundamental no processo.