Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo de Inovação do IFMG supera meta para 2024 ao fechar décimo contrato com empresas

Novo projeto ultrapassa os R$ 700 mil e será desenvolvido por equipe de Ouro Branco ao longo de 26 meses.
publicado: 03/09/2024 10h48, última modificação: 09/09/2024 09h33

O Polo de Inovação do IFMG, localizado no Campus Formiga, acaba de assinar seu décimo acordo de parceria de 2024, com as empresas RoadRunner e Otus7. Trata-se do projeto “Arquitetura Inteligente para Gestão de Rodovias”, que tem como objetivo propor uma arquitetura escalável, reestruturar pontos críticos na aplicação que causam lentidão e desenvolver o Módulo de Planejamento Inteligente para otimizar recursos na manutenção de rodovias.

O Polo de Inovação está presente nos 18 campi do IFMG.

O valor do projeto supera os R$ 700 mil. Parte dele será financiado pelo Sebrae e, o restante, dividido da seguinte forma: um terço dos recursos com financiamento não reembolsável pela Embrapii (órgão ao qual é credenciado o Polo) e outros dois terços divididos com o Polo e as empresas.

polo-contratos-feed-carrossel2.jpg

Com duração de 26 meses, o trabalho será desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Campus de Ouro Branco: professores Luciana Silva (coordenadora), Charles Garrocho e Jânio Silva, além de quatro alunos.

A diretora-geral do Polo IFMG, Paloma Lima, explica que, “para o ano de 2024, a meta da Embrapii era de três projetos. Nós batemos essa meta em fevereiro e solicitamos um aditivo para continuar trabalhando a prospecção e contratando novas empresas. O aditivo foi para sete projetos entre 2024 e 2025, e um montante total de quatro milhões de reais disponibilizados para custeio. Estamos em agosto e já fechamos com 10 empresas. Estamos trabalhando para institucionalizar o Polo e deixar o IFMG cada dia mais reconhecido pelo seu ‘know-how’ em inovação e inteligência artificial”, completa.

Atuação

Considerando encerrados e em andamento, o Polo IFMG tem 25 projetos em seu portfólio, os quais ultrapassam R$ 10 milhões.

* Encerrados: Sema-SEG (R$ 200 mil), Aiko Logic (R$ 330 mil), Idealize (R$ 500 mil), Avante (R$ 368 mil), Célula Web (R$ 150 mil), Metalúrgica HF (R$ 117 mil), MV Engenharia (R$ 235 mil), Infinite Photon (R$ 105 mil), Isobloco (R$ 450 mil), Iotew (R$ 185 mil).

* Em andamento: Prumo (R$ 1.220 milhão), Aratu (R$ 516 mil), Engeoil (R$ 278 mil), Ecológica (R$ 327 mil), Negocia (R$ 502 mil), Reachr (R$ 111 mil), JMM Tech (R$ 986 mil), Avante e Total Apoio (R$ 1.044 milhão), Prodoeste (R$ 376 mil), PrumoTech (R$ 456 mil), Castle Security (R$ 876 mil), Integrity Services (R$526 mil), Pipe Mais (R$ 458 mil), Sinc (R$ 432 mil), RoadRunner (R$ 484 mil).

Recredenciamento

No final de 2021, o Polo de Inovação passou por nova avaliação de desempenho da Embrapii e obteve autorização para funcionar pelos próximos seis anos como unidade. Desde o primeiro credenciamento, em 2015, passou pelas fases de “estruturação” e “consolidação”. Como unidade definitiva Embrapii, o Polo tem novas metas e desafios a cumprir, conforme prevê o Plano de Ação 2022-2027 apresentado para o recredenciamento.

Modelo de negócios Embrapii

Em dezembro de 2015, o Polo de Inovação IFMG firmou termo de cooperação com a Embrapii para atuar em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o setor industrial. Por meio desse modelo, professores experimentam seus conhecimentos e estudantes aprimoram o aprendizado. Várias mentes pensantes que criam o ambiente perfeito para as descobertas de novas tecnologias veiculares e de mobilidade.

História

O Polo de Inovação IFMG, fundado em 2014, é um centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o principal objetivo de desenvolver projetos que explorem a união entre o meio acadêmico e o setor produtivo, criando soluções inovadoras capazes de solucionar problemas e aumentar a competitividade das empresas nacionais. Ele está presente nos 18 campi do Instituto, sendo um ente institucional capaz de ramificar sua atuação em diversas macro regiões do estado.

Números:

• 92 alunos bolsistas
  • 65 novos bolsistas de projetos em andamento
  • 27 alunos em projetos concluídos
  • 12 empresas em prospecção

Informações: www.polodeinovacao.ifmg.edu.br

(Fonte: Polo de Inovação/IFMG)

registrado em: ,