Notícias
Porque dois e dois são quatro!?
A 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se encerrou em todos os campi do IFMG. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a matemática e explorar a ciência de forma mais aprofundada, além de expor trabalhos relacionados à área.
As atividades da Semana ocorrem sempre no mês de outubro e são coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
No Campus Betim, a Semana contou com a realização da I Mostra de Trabalhos, na qual alunos apresentaram projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no próprio campus.
Os eventos da SNCT no Campus Conselheiro Lafaiete foram um pouco diferentes. Somente no dia 19 de outubro, o campus realizou palestras, mesas redondas, além da exposição de trabalhos de pesquisa e extensão ligados à matemática.
Em Ipatinga, as atividades também foram concluídas com sucesso. No evento, ocorreram minicursos e palestras, como a do prof. Walter Sérvulo Araújo Rangel, que explicou as possibilidades de relacionar a Matemática com experiências cotidianas. Além disso, os alunos assistiram à mostra de vídeos “A Matemática está em tudo” e participaram de atividades de lógica.
No Campus Avançado Piumhi, além das palestras e minicursos, a SNCT também contou com a exposição de pôsteres e vídeos que tinham relação, direta e indireta, com o tema da Semana. Além disso, a comunidade local também pode participar do evento com oficinas que demonstravam o uso da matemática no cotidiano, como no processo de fabricação de pipas e na criação de embalagens.
A programação do Campus Sabará contou com a parceria realizada com a Escola Estadual Dona Bilu Figueiredo, que possibilitou a interação da instituição com a comunidade. Além das palestras e minicursos, a SNCT em Sabará realizou também a VI Feira de Empreendedorismo, a II Mostra Tecnológica e a Feira Gastronômica.
Já no Campus São João Evangelista, logo na abertura da SNCT, os alunos puderam participar de apresentações musicais, comandados pelos próprios alunos e professores do campus. A programação incluía palestras e minicursos, além da Feira de Ciências, que atraiu estudantes das escolas de São João Evangelista e de cidades vizinhas. Os trabalhos foram apresentados pelos estudantes e avaliados pelos professores e técnicos administrativos.