Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeiro dia do Seminário da Rede APE reúne experiências exitosas sobre Acesso, Permanência e Êxito
conteúdo

Notícias

Primeiro dia do Seminário da Rede APE reúne experiências exitosas sobre Acesso, Permanência e Êxito

Atividades envolveram oito apresentações de diferentes instituições da RFEPCT, com transmissão ao vivo para toda a Região Sudeste.
publicado: 09/09/2025 17h40, última modificação: 10/09/2025 13h49

O primeiro dia da etapa Sudeste do I Ciclo de Seminários da Rede Globo APE, sediada pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), foi marcado pelo compartilhamento de práticas exitosas de Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O encontro, realizado no Campus Betim, reuniu representantes de Institutos Federais, do CEFET-MG e do Colégio Pedro II em apresentações transmitidas ao vivo para participantes de toda a região.

Na parte da tarde, a programação destacou experiências que integram ensino, pesquisa e extensão em favor da permanência dos estudantes. A professora Elaine Aparecida Campideli Hoyo (IFSP) apresentou o trabalho Curricularização da Extensão: Integrando Saberes e Transformando Trajetórias. 

Em seguida, Julio Cesar Teixeira de Freitas (Colégio Pedro II) abordou o protagonismo dos estudantes no PROEJA e apresentou casos de sucesso com os discentes da instituição carioca.

Já Adriana de Almeida Pinto (CEFET-MG) trouxe relatos do Núcleo de Acessibilidade e Apoio à Inclusão (NAAPI-NS) do Campus Nova Suiça sobre inclusão escolar em ação. Segundo Adriana, atualmente 188 estudantes são atendidos e revelou que o acolhimento desses discentes é feito durante a matrícula. 

Após o intervalo, o ciclo de apresentações retomou com a palestra de Emilene Coco dos Santos (IFES) sobre os Caminhos para a Elaboração do Plano Estratégico de APE. Na sequência, Aloisia Rodrigues Hirata (IFSULDEMINAS) detalhou os impactos da monitoria voltada ao acolhimento e à inclusão. Encerrando as atividades do dia, Kleber Mariano Ribeiro e Cheilon Caldeira Camargo apresentaram um panorama sobre indicadores e projetos institucionais do IF Sudeste MG, com resultados de 2017 a 2025. A mediação ficou a cargo de Monique da Silva.

Programação continua nesta terça-feira, 10 de setembro

A programação segue até o dia 10 de setembro, com compartilhamento de experiências exitosas de Acesso, Permanência e Êxito na Região Sudeste da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), além do debate para consolidar políticas públicas de inclusão e permanência estudantil.

Clique aqui | Acesse as fotos do primeiro dia de programação

registrado em: ,